terça-feira, 27 de novembro de 2007

Podas de árvores são investigadas pelo MP 14/06/2000



Histórico de podas e mortes de árvores em Sorocaba-SP
Jornal Cruzeiro do Sul – 14 de junho de 2000
Caderno A página 08


Podas de árvores são investigadas pelo MP


O Ministério Público de Sorocaba apura em inquérito civil (nº. 014/2000) se as podas realizadas nas árvores das calçadas e logradouros públicos da cidade são feitas de maneira correta e de acordo com o previsto no Código Verde do município. A investigação foi iniciada com base em denúncia de que estariam havendo podas drásticas que deixam muitas árvores defeituosas, além de prejudicar a estética do paisagismo urbano.
Na intimação feita à Empresa Bandeirante de Energia, a Promotoria do Meio Ambiente foi informada que somente no ano passado foram realizadas em Sorocaba 35.830 podas para preservar a fiação elétrica. Esse volume representa o dobro de podas ocorridas durante o período de 1995/1998, quando 15.127 árvores tiveram galhos cortados para não prejudicar a fiação.
A Promotoria de Justiça poderá solicitar perícia para certificar se o sistema atual de poda é o correto. Caso hajam provas de irregularidade, o Ministério Público deve ingressar com ação civil pública, pedir indenização e para que a Justiça responsabilize os funcionários responsáveis. O inquérito foi instaurado por determinação do promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum.

Copa danificada

O Cruzeiro do Sul constatou que pelo menos num caso houve excesso para preservar a fiação. Trata-se de uma poda que teria ocorrido já há alguns anos na rua João Martinez, nas proximidades do nº 332, Jardim Astro. Ali, uma velha árvore teve a copa deformada num doa lados para se poupar a fiação.
Conforme um morador, seria um exemplar de gauiuvira, uma árvore típica da Mata Atlântica que conseguiu sobreviver no perímetro urbano, possuindo mais de oitenta anos de idade. Apesar de ser uma espécie mais conhecida nas florestas do sul dos país, essa árvore ainda está em pé, mesmo danificada esteticamente.
A Promotoria do Meio Ambiente orienta a população para que denuncie possíveis podas drásticas em árvores. A população pode informar o gabinete de promotoria por escrito ou mesmo mandando fotografias, caso tenha conhecimento de algum caso de abuso contra o verde.
Já nos casos de abate de árvores, o Código do Verde do Município determina que deva ser emitido um laudo assinado por um técnico responsável. A promotoria estuda uma forma de haver compensação, com o plantio de outras árvores, toda vez que ocorrer o corte de uma ou mais espécies no perímetro urbano.

Bandeirante

A empresa Bandeirante informou à promotoria que as podas são realizadas por funcionários habilitados e treinados, supervisionados por “engenheiro florestal e/ou engenheiro agrônomo”. Informou ainda que, “sempre que se inicia o processo de podas é mantido entendimento prévio com o setor competente da Prefeitura Municipal”.
A Bandeirante diz não ter conhecimento de que alguma árvore tenha morrido em razão de poda, “pois as podas são feitas com técnicas adequadas”.

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!