domingo, 11 de novembro de 2007

12) OFICINA DE MEIO AMBIENTE - TEMPO ESCASSO PARA QUESTÕES TÃO SÉRIAS


Participei com mais 94 pessoas da "Oficina Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba" realizada pela Área de Meio Ambiente no dia 18 de setembro de 2007, das 8h às 17h,

TEMPO ESCASSO

O evento começou com um atraso considerável.
As palestras sobre o Programa de Capacitação e sobre as ações ambientais no município, foram apresentadas pelo Secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente:













  • CARTÃO POSTAL: O Secretário falou longamente sobre o zoológico de Sorocaba o cartão mais postal desta cidade, coisa identica que ocorreria no futuro em outro evento semelhante que comentarei em breve neste blog;



  • CARTÕES NÃO POSTÁVEIS: Quando o secretário foi falar dos outros parques, aconteceu a mágica destes últimos 11 anos, falar rapidinho dos "outros" parques, mas acredite rapidinho mesmo dos locais que não devem ser citados, falados e ou divulgados, enfim dos cartões não tão postaveis assim de Sorocaba. Segue abaixo os comentários do secretário sobre os "verdadeiros postais da cidade", ou seja os "cartões não tão postáveis assim":

a) Parque da Biquinha: "-Há alguns problemas com erosão e próximo slide(...)";
b) Parque Ouro fino: "-Não sabemos a vocação deste parque...ele realmente está com problemas...acho que teremos que fechar este parque...próximo slide" (Nem vou comentar esta afirmação);

C) Parque da Água Vermelha: "-Estive lá e olhei, posso dizer como ex-diretor da Cetesb que não há nada errado com a água!"(sic). Conseguiu só com uma olhadela identificar se havia ou não algo errado na água do parque!! UAU!

Em seguida fomos compelidos a participar de uma apresentação musical interativa que acabou por consumir o resto do nosso pouquissimo e precioso tempo, dada a complexidade dos problemas ambientais em nosso municipio.

Fomos divididos em grupos, para levantarmos e debatermos os problemas ambientais no município de Sorocaba. Tive de literalmente brigar para mudar de grupo, uma vez que estava casualmente com meu sócio no mesmo grupo, após alguns entraves consegui mudar para uma grupo onde estavam nada menos que 04 funcionários da prefeitura, percebi que era mesmo uma oficina municipal!

Foram levantados problemas existentes em sete temas como: água, lixo, esgoto, ar, vegetação, solo e fauna. Por causa de minha insistência no tema criaram um novo tema: Parques. Problemas sócio-ambientais não fizeram parte desta agenda, creio que o motivo disso é que não há problemas sociais em Sorocaba, e estes nada tem de relação com a parte ambiental. Mais uma vez me deparo com este modelo de meio ambiente ingênuo.

No período da tarde cada grupo teve um tempo para apresentar suas prioridades ambientais e ao final das apresentações, foi realizado o fechamento consensual, com a exposição do relatório elaborado durante o evento, corrigido e aprovado pelos presentes. O resultado será encaminhado ao CEPAM, responsável pelo Programa de Capacitação.

Quem quiser uma cópia deste documento é só mandar um e-mail solicitando esta informação para: demislima@yahoo.com.br

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!