As informações sobre os parques municipais foram sumariamente negadas pelo secretário da SEHAUM ( Secretaria de Habitação Urbanismo e Meio ambiente) sem nenhuma justificativa através de um comunicado no dia 19/11/2007.
Clique na imagem acima e veja o documento ampliado.
O Biólogo e cidadão solicitou no final de Outubro de 2007 os seguintes documentos baseados na lei de transparência:
- Cópia do plano diretor para os parques municipais;
- Planilha demonstrativa do montante e da origem e da utilização dos recursos na atual gestão referentes à Notícia publicada na edição de 07/10/2007 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A em que a Secretaria da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum) investiu cerca de R$ 3 milhões na manutenção dos parques municipais; e que “investimento semelhante foi feito pela Secretaria de Obras (Seobe) na criação de novos parques e áreas de lazer”.
- Os documentos que demonstrem comparativamente o valor do que foi especificamente despendido com cada um dos parques municipais; da execução deste total de recursos acima citados na matéria do jornal Cruzeiro do Sul acima citada;
- Os resultados oficiais dos estudos realizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para reduzir o escoamento de águas pluviais proveniente da parte mais alta do Jardim Emília para dentro do Parque da Biquinha, estes também em acordo com a Notícia publicada na edição de 07/10/2007 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A.
- Os dados sobre o que a Secretaria de Obras (SEOBE), está fazendo sobre a questão da falta de iluminação dentro e em volta do Parque da Biquinha.
Essas informações serão agora mais do que nunca de grande valia para que se venha a propor Ação Popular junto ao ministério público e ou Representar ao Tribunal de Contas sobre o que está sendo de fato feito, em relação à manutenção dos esquecidos e abandonados parques municipais de nossa cidade. Precisamos urgentemente de uma Secretaria de Meio ambiente em Sorocaba.
O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:
- A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
- Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente); - Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
- Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
- Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
- Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
- Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.
Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.
É lamentável termos direitos negados pelos nossos representantes, ainda mais por se tratarem de iformações de utilidade pública.
ResponderExcluirNós, brasileiros, temos que exercitar nossos direitos e também deveres, claro.
Outro costume que deveríamos ter é buscar e valorizar áreas de lazer tais como parques urbanos, praças.. se não for um interesse real do cidadão, pra quê o governo municipal vai investir?
Vamos divulgar à comunidade sorocabana a importância dessas áreas para a qualidade de vida da população!!