Reflexão
A População e o poder público deve conscientizar-se sobre a importância dessas plantas indispensáveis para a qualidade do ar e no combate ao efeito estufa.
A antiga árvore grande que ali existia e que hoje tem em sua frente placas da prefeitura de Sorocaba, muito bem posicionadas para escamotear o que restou da grande paineira do terminal.
Me faz refletir sobre a importância de se monitorar essas árvores centenárias que embelezam a cidade, refrescam o ambiente e combatem o efeito estufa com maestria.
Em Sorocaba, a Seobe (Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana) estima que existam mais de 200 mil árvores espalhadas em vias públicas e em áreas verdes e de preservação ambiental permanente – como córregos, rios e nascentes.
Apesar desse número sei que não há monitoramento do estado de saúde destes enormes indíviduos arbóreos.
A prefeitura, que criou tantos parques, deve investir no plantio de árvores e no monitoramento do estado de saúde destas árvores antigas.
De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação), a Seobe desenvolve o projeto Minha Cidade mais Verde, que consiste na substituição de árvores cortadas e no plantio de novas mudas nas obras desenvolvidas pela administração municipal. A quantidade de mudas plantadas varia de acordo com cada obra.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a comemoração foi instituída no dia 7 de junho de 1902, quando um grupo de ambientalistas organizou a Festa da Árvore em protesto à derrubada das florestas para o plantio de cafezais, em Araras, no interior de São Paulo.
Em 1965, um decreto federal alterou a data para 21 de setembro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, por causa da proximidade com o início da Primavera. Nas regiões Norte e Nordeste, a data foi transferida para a última semana de março, por causa do início do período de chuvas.
Símbolo
Um dos bairros mais tradicionais de Sorocaba, o Árvore Grande, não recebeu este nome à toa. Seu surgimento deu-se, em meados do século 19, ao redor da gigante paineira existente na avenida São Paulo.
A árvore existe há mais de 150 anos e tem cerca de 15 metros de altura. Em 1978, ela começou a ter problemas quando seu tronco mestre caiu.
Depois disso, teve de passar por podas assistidas e dimensionadas.Uma clonagem por enxerto da paineira foi realizada, em 2002, pelo Neas (Núcleo de Estudos Ambientais) da Uniso (Universidade de Sorocaba).
A paineira clonada foi plantada no campus Cidade Universitária. Hoje, já está florida.O coordenador do Neas, professor Nobel Penteado de Freitas, explica que a clonagem foi uma forma de se perpetuar o material genético da árvore grande, ameaçada de extinção, em função de sua importância histórica e ambiental para a cidadePrefeitura inicia remoção de mais 30 eucaliptos no Jd. SimusA Seobe (Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana) iniciou ontem a remoção de 30 eucaliptos na lateral do Centro Esportivo do Jardim Simus, localizado na Alameda das Camélias. Até o início da tarde, sete árvores haviam sido derrubadas. A pasta começou o trabalho em agosto, quando retirou 40 das 70 árvores então existentes no local.Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação), o objetivo da intervenção é garantir a segurança no bairro. As árvores possuem cerca de 20 metros de altura e seus galhos poderiam atingir a rede elétrica ou cair na via.A ação foi suspensa por causa da chuva e só será retomada quando o tempo melhorar.A iniciativa tem apoio da Polícia Militar Ambiental, da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz), da NET e da Telefônica.Diversas atividades celebram a data e o meio ambienteO Parque da Biquinha promove uma oficina gratuita de jardinagem, das 13h30 às 17h, para 30 participantes. As inscrições devem ser feitas na secretaria do parque, situada na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília. Crianças do CEI 9 (Centro de Educação Infantil), do Jardim Arco Íris, promove uma exposição de flores. As do CEI 39, da Vila Colorau, visitam o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.A Escola Municipal Maria Domingas Tótora de Góes, na Vila Carol, planta árvores, a partir das 14h, por meio da campanha Plante a Primavera, do Banco Itaú. O Rotary Club, o Esplanada Shopping e a Polícia Militar Ambiental promovem no dia 23, às 9h, a quinta edição do projeto Nasce uma vida, plante uma vida. A atividade vai homenagear as mães que derem à luz hoje, na Santa Casa de Sorocaba. Serão entregues um kit para o bebê, uma flor para a mãe e uma muda de árvore para ser plantada.As CEIs 33 e 59, dos bairros Nova Esperança e Brigadeiro Tobias, realizam atividades a partir do dia 26.
O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:
- A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
- Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente); - Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
- Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
- Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
- Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
- Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.
Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela participação!