domingo, 11 de novembro de 2007

5) PARQUE DA BIQUINHA: A BICA SECOU




Todos nós entendemos que para administrar uma cidade é necessário planejamento e prioridades! Mas aí a gente fica sabendo que a prefeitura vai gastar R$ 1 milhão com grama
• Todos nós entendemos que para administrar uma cidade é necessário planejamento e prioridades! Tem muita coisa que precisa ser feito em Sorocaba, e tem muita coisa boa que já foi feita. É uma roda! Não vai parar nunca, mas ai a gente fica sabendo (com exclusividade pelo BOM DIA) que a prefeitura vai gastar R$ 1 milhão com grama nas avenidas. E, claro, lembra que não tem dinheiro para a reforma do parque da Biquinha que continua “largado”. • Segundo a diretora da Área de Meio Ambiente da Secretaria de Habitação e Urbanismo, Márcia Ferraro Gomes, que fica numa salinha na prefeitura de Sorocaba, já que esta cidade com 600 mil habitantes e não possui uma secretaria de meio ambiente, temos que reclamar para que algo seja feito. Então, tá ai, estamos reclamando! Hehehehe.•








Reclamações:Antonio Madureira Júnior, morador há 40 anos do bairro jardim Emilia, disse que 20 anos atrás o parque era bom, tinha peixe e borboletário. Hoje ele diz que não indica a ninguém, pois diz que é perigoso.Estevan Galvão é morador há 15 anos do bairro, freqüenta o parque, faz trilhas, e afirma: “agora está tudo zoado aqui!” Estevan é filho de militar e lembrou que o quartel fazia ecoterapia no local. Antigamente claro!Jéssica Fernandes conta que no período noturno não se pode contornar o parque, da rua você não enxerga quem está na cerca destruída, mas os marginais lá dentro, com certeza vêem seus alvos!Ainda no governo do ex-prefeito renato Amary uma estudante indagou: por que a água da bica era imprópria? A solução foi fechá-la. No lugar tem um bebedouro, que fica ao lado do esgoto que vem da boca de lobo aberta, que começa na calçada (ou na falta dela), passa por um “criadouro” de dengue, desce pela trilha do “Senhor dos Anéis” e acaba no único projeto arquitetônico do local, com 2 torneiras e sem água (pelo menos)!No blog do Claudião Cordeiro :
http://claudioblacksheep.blog.terra.com.br/nossos_parques
Tem as primeiras fotos do levantamento das catástofres existentes por lá, feitas pelos biólogos Márcio Biduck, (o famoso japa incendiário), e por Demis Lima que durante anos exerceram trabalhos voluntários no parque, e desde então vem alertando sobre a falta de manutenção do local.E eu também vou reclamar. Tinha uma imagem saudável das excursões que fiz com minha escola quando criança. Falei com Maurício, administrador do parque, e responsável pelos relatórios de necessidades e que tenta fazer o que é possível, mas cabe a prefeitura resolver. O parque precisa urgente de um técnico de meio ambiente, pois a erosão está acabando com tudo (árvores e solo), precisa de cercas, calçadas, iluminação, segurança, paisagismo, engenharia ambiental, reflorestamento, uma portaria atrás, como antigamente, reforma no quiosque com churrasqueira onde famílias se reuniam para passar o dia em contato com a natureza.• Resposta:Não convenceu a resposta oficial dada pela secretaria de obras, através do engenheiro José Antônio Bolina, pois não é a realidade encontrada. No bairro, em torno do parque, existe uma praça que virou horta dos moradores, onde senhoras de boa vontade plantaram flores, hortaliças para impedir que o espaço virasse deposito de lixo.
Apóie esta ação!
• Que tal se profissionais de boa vontade (arquitetos, engenheiros, biólogos, secretários da prefeitura, moradores, escolas, e até imprensa) se mobilizassem para que algo seja feito, e o Tai Chi Chuam seja novamente realizado dentro do Parque da Biquinha que é de acesso central e facilita a vida de várias comunidades. Só reclamar não adianta, agora temos que saber qual caminho seguir! Ponto Final-Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?-Isso depende muito de para onde queres ir, respondeu o gato.-Preocupa-me pouco aonde ir, disse Alice.-Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas, replicou o gato.(Lewis Carroll -Alice no País das Maravilhas)








TEXTO PUBLICADO NO JORNAL BOM DIA
03/09/2007
PELA JORNALISTA: JACK CATENA

O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:
*A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;*Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);*Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.*Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;*Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;*Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;*Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.
*Fórum permnente de meio ambiente para que se discuta e planeje verdadeiramente com diferentes públicos as sérias questões sócio-ambientais de Sorocaba e região.
Copie este texto e remeta ao vereador de sua confiança.

O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!