segunda-feira, 12 de novembro de 2007

15) ADEUS PAINEIRA CENTENÁRIA - SOOU O ALARME



Há algum monitoramento do estado de saúde das árvores centenárias em Sorocaba-SP?

Noticia veiculada em 12.12.2006. (*) Equipe VIVAcidade
Provavelmente por não suportar o próprio peso devido ao estado de degradação interna, a Paineira centenária localizada no acesso ao Terminal Santo Antônio acabou tombando, informa a Secretária de Obras e Infra-Estrutura.

A Paineira possuia 20 metros de altura e era considerada um dos cartões postais da região central da cidade.

O que restou da enorme Paineira no acesso ao Terminal Santo Antônio será removido. A partir das 7h deste sábado (16), uma equipe da Secretaria obras irá trabalhar no local.











O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

2 comentários:

  1. Estou na busca por informações que combinam essencialmente com esta notícia. Hoje, 21/07/2008, um galho de uma árvore centenária que eu não sei qual se desprendeu de seu tronco por estar repleta de cupins. Esta árvore fica dentro do estacionamento da E.E. Prof. Yolanda Noronha do Nascimento, em São Bernardo do Campo - Jd. Silvina e tem mais ou menos 15 metros de altura, acredito.
    O galho era grande, 3 metros mais ou menos, e caiu do lado de fora do estacionamento, na calçada da escola. Causou um prejuízo ao carro de um colega de trabalho, que não foi pior, pois o dano ocorreu pela ponta do galho e não pela base (com diâmetro aproximado de 16 cm). Assim, o capô e as duas portas do passageiro (lado direito) foram riscados pela queda.
    Só depois que fui perceber, que um pedaço de galho com 40 cm de comprimento x 8 cm de largura despencou sobre o capô do meu carro e afundou o local. Foi recolhido o toco visivelmente apodrecido e o galho, infelizmente, foi cortado e recolhido em pedaços dentro do estacionamento, antes que eu pudesse fotografá-lo.
    A informação que todos ali tinham era a de que já havia sido pedido a retirada da planta, mas por ser centenária nada podiam fazer. Se fosse levado á diante a poda definitiva da raiz teria um custo alto e também que plantar outras árvores em substituição. Porém, a árvore não é tombada como patrimônio público ainda. As raízes já quebraram todo cimento do chão, certos coquinhos produzidos por esta sempre despencam sobre os carros, que em época normal de aula dividem apertadamente o espaço do estacionamento. A aparência é de descuido da prefeitura, que em certa ocasião se recusou á poda-la pela copa estar muito alta. Como é percebido em Sorocaba, não houve monitoramento do estado de saúde da árvore centenária pela prefeitura, IBAMA (que proíbe qualquer ação de solução) e o abandono que causou um prejuízo pode vir a se tornar uma tragédia se ocorrer o mesmo problema da paineira de Sorocaba.
    Proíbem, mas não cuidam. Até comentei sobre a possibilidade de transporte desta para um solo que acomodasse melhor esta espécie, numa reserva ambiental e assim não precisaria destruir um patrimônio tão podre.
    Contudo, quem deve arcar com o prejuízo material nosso? A quem reclamamos? E se no lugar de um bem fosse alguém? Gostaria de saber se tem alguma idéia de como posso evitar fatalidade maior antes que o resultado disso seja pior?
    Sinto-me mais forte em ter achado notícias neste blog.
    Agradeço e aguardo qualquer ajuda e direcionamento neste assunto.
    Luciana Vicentini.

    ResponderExcluir
  2. com referencia à arvores muito antigas que estejam com cupins no tronco mas que estejam com folhas verdes na copa, existe uma solução para dar vida para a arvore por mais alguns anos e com segurança.
    *basta primeiro localizar o foco do cupim e dos locais que estão podres, deve-se cavar e raspar bem o local, fazer uma massa com areia bem fina com bastante cimento e fechar toda a area, e depois passar como curativo durante uns dois meses com uma brocha, uma vez por semana, o gel que contem dentro da folha da Babosa, assim o tronco nao ficara aberto e cicatrizara.
    *se o problema estiver nas raizes e tronco, deve-se cavar o tronco e adentrar no solo, fazendo o mesmo processo mas com uma sapata no solo e ferragens dentro do tronco da arvore, (como se fosse fazer uma coluna para muro ou casa) e fazer o procedimento de cicatrização. isso se faz quando a arvore é rara e tiver vida no topo da mesma pois ainda havera seiva no tronco restante para sustentá-la e este processo todo devera preserva-la por muito mais tempo.
    C.Faria

    ResponderExcluir

Grato pela participação!