domingo, 11 de novembro de 2007

9) OFICINA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Vista aérea do Parque da água Vermelha
Oficina debate políticas ambientais com sociedade civil

A "Oficina Municipal do Meio Ambiente de Sorocaba", realizada nesta terça-feira (18) pela Prefeitura de Sorocaba, resultou na elaboração de diretrizes de políticas de gestão na área ambiental. O prefeito abriu o encontro, onde destacou o estabelecimento do meio ambiente como política prioritária nas diferentes esferas do poder público, os avanços obtidos por Sorocaba e a necessidade de crescimento de investimentos no setor, com maior participação da sociedade civil.



O encontro integrou o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e os programas federal e estadual de Capacitação de Gestores Ambientais. Os 120 participantes se dividiram em dez grupos para identificar problemas, discutir possíveis soluções e elaborar quatro propostas, apreciadas ao final em plenário por todos participantes.
O diagnóstico final aponta diretrizes sobre diferentes temas, como a arborização urbana, educação ambiental, áreas de preservação e despoluição, que serão encaminhados ao Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e estará disponível pela internet, no portal da Prefeitura de Sorocaba.
Na cerimônia de abertura, o prefeito de Sorocaba em relação ao Programa "Município Verde", do Governo do Estado, tendo condições de cumprir as dez metas antes de 2014, como a delimitação de áreas verdes pelo Plano Diretor, programa de coleta seletiva do lixo e destinação de resíduos sólidos, a estimulação do transporte alternativo com o Plano Cicloviário, o plantio de árvores e a criação de novos parques e áreas verdes e o combate às queimadas.
Entre os investimentos, o prefeito destacou a despoluição do rio Sorocaba, maior investimento do município no setor, com cerca de US$ 80 milhões. "A despoluição do rio Sorocaba, em 100%, em 2008 irá transformá-lo em símbolo de consciência ambiental, aumentando a auto-estima da população por sua importância histórica", destacou.
Em seguida, o secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente apresentou o Sisnama, do Programa de Capacitação de Gestores e da situação do sistema de meio ambiente em Sorocaba, que tem por objetivo fortalecer os municípios na questão ambiental, através de uma gestão compartilhada com a sociedade civil.



O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!