domingo, 11 de novembro de 2007

7) MINHA CIDADE NÃO FICOU MAIS VERDE




Veja na imagem acima, copiada de um dos milhares folders emitidos pela prefeitura de Sorocaba em 2002 com o compromisso assumido e ainda não cumprido de plantar 150 mil árvores em 02 anos e de que modo isso seria feito:

A) Plantio de 60.000 mudas em passeios;

B) Plantio de 90.000 mudas em áreas verdes;

C) Valorização da flora Nativa;

E) Educação ambiental através de recursos públicos e privados; e

F) Implementação total do programa em dois anos.





Veja também esta matéria publicada em 20 de setembro de 2002

A prefeitura de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, lança neste sábado um plano de arborização urbana que prevê o plantio, em dois anos, de 150 mil árvores na cidade. Desse total, 60 mil serão plantadas em praças e vias públicas, e as 90 mil restantes em áreas verdes. No lançamento do programa, às 10 horas, será feito o plantio simbólico de 10 mudas de ipê na Avenida Dom Aguirre, à margem do Rio Sorocaba. Serão plantadas mais de 30 espécies de plantas próprias para arborização urbana ou nativas, como ipês amarelo e branco, quaresmeira, resedá, araticum, araçá do mato, cambuci e cássia imperial. Compensação ambiental A maior parte das espécies produz flores ou pequenos frutos. As épocas de floração foram estudadas para garantir que sempre existam plantas florescendo. Além de efetuar o plantio, a prefeitura vai realizar campanhas nos bairros para envolver os moradores na conservação das plantas. O plano começa pelo Bairro Júlio de Mesquita Filho, um dos mais populosos e carentes de áreas verdes. Parte das mudas foi doada por empresas como compensação ambiental. A rede de hipermercados Carrefour cedeu mudas para compensar a retirada de árvores da Chácara Sônia Maria, onde instalou uma loja. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) teve de compensar a realização de podas drásticas na arborização urbana para a passagem de fiação elétrica. Serão usados também recursos do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama).

http://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/RelatorioGestao/Rio10/Riomaisdez/index.php.566.html
Agência Estado

Leia esta outra de 2004


URBANISMO


Minha Cidade Mais Verde substitui 16 mil mudas de árvores


Secretaria de Comunicação


A Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana da Prefeitura de Sorocaba começou nesta quarta-feira (15) a repor mudas do projeto de arborização "Minha Cidade Mais Verde". As mudas a serem trocadas são as que não vingaram e acabaram morrendo. Os técnicos da pasta detectaram que cerca de 20% do total de mudas não proliferaram ao longo dos dois anos e meio de projeto. Desde o lançamento em 2002, foram plantados em toda a cidade aproximadamente 80 mil árvores. As razões para que 16 mil não tenham conseguido sobreviver variam, mas estão relacionadas na maioria das vezes ao vandalismo. Os técnicos avaliam que nem todas as pessoas estão conscientizadas da importância das árvores para a qualidade de vida. O secretário José Antônio Bolina afirma que houve um esforço grande para que as novas mudas não atrapalhassem a vida do cidadão. "Todas as árvores plantadas não crescem de maneira exagerada, não destroem calçadas e nem prejudicam casas". Além disso, as quaresmeiras, ligustres, aroeiras, aroeiras molle, resedás e pimenteiras são árvores cuja copa é ampla, o que proporciona uma sombra de alcance mais elevado. Elas também reduzem a poluição e a sensação de calor onde estão concentradas. Uma muda desses tipos de árvores leva três anos para chegar a altura de quatro metros, que é o máximo alcançado por elas. A Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana instalou um suporte para sustentá-las, que foi desenvolvido pelo próprio secretário. A cidade tinha cerca de 30 mil árvores em ruas quando o projeto "Minha Cidade Mais Verde" foi lançado. Hoje o número chega a quase 100 (descontadas as mudas que não vingaram) e o objetivo é chegar a 150 mil ao final de quatro anos. O primeiro bairro a receber o trabalho de substituição de mudas que não foram para frente será o Júlio de Mesquita, na zona norte da cidade. Esse bairro foi também o primeiro a receber mudas do projeto. A ordem de reposição seguirá a da implantação.
A Seobe (Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana) estima que existam mais de 200 mil árvores espalhadas em vias públicas e em áreas verdes e de preservação ambiental permanente – como córregos, rios e nascentes.
De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação), a Seobe desenvolve o projeto Minha Cidade mais Verde, que consiste na substituição de árvores cortadas e no plantio de novas mudas nas obras desenvolvidas pela administração municipal. A quantidade de mudas plantadas varia de acordo com cada obra.

O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Um comentário:

  1. Apoio a iniciativa da prefeitura, porém penso que deveria haver melhor planejamento, já que no próprio centro da cidade, mais especificamente na Sta Clara, fizeram os buracos na calçada que já é super estreita, e plantaram as mudas sem nenhuma proteção ou sustentação, o que ocasionou a quebra das mesmas, e ainda por cima, bem debaixo da fiação da rua. Coisa de português mesmo, nunca vi tanta falta de bom senso, parece que é só pra preencher uma lacuna para politicagem. Vamos fazer bem feito né administração!

    ResponderExcluir

Grato pela participação!