segunda-feira, 12 de novembro de 2007

16) QUERO MINHA CIDADE MAIS VERDE DE VERDADE




A PAINEIRA CENTENÁRIA TOMBOU, SOOU O ALARME


Em meados de Dezembro de 2006, após a queda da paineira centenária nas proximidades do Terminal Santo Antonio de ônibus, não pude deixar de me preocupar com o futuro das antigas árvores urbanas que existem em Sorocaba; e na emergente necessidade de um monitoramento constante da saúde destes indivíduos arbóreos da nossa flora.



MINHA CIDADE MAIS VERDE


No divulgadissimo projeto "Minha Cidade Mais Verde", apregoado desde as gestões publicas anteriores aos 04 cantos pela equipe de comunicação da prefeitura de Sorocaba, parece não ter sido contemplado esta séria questão.





SEOBE  SEM TRANSPARÊNCIA


Assim sendo desde 08 de Agosto de 2007 por meio de diversos telefonemas e cartas formais solicitei informações sobre este projeto objetivando obter os documentos que satisfaçam a todas as minhas dúvidas para a ( SEOBE) Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana, na pessoa dos Secretário José Antônio Bolina e Engenheiro Agrônomo Clebson Aparecido Ribeiro.



MINHA CIDADE MAIS VERDE DE VERDADE


Tenho enorme interesse sobre nos dados sobre a arborização urbana de Sorocaba, esses dados foram levantados pela equipe do projeto: “Minha cidade mais verde”, bem como os dados atualizados sobre a arborização urbana do nosso município nesta gestão Vitor Lippi. Os dados serão de grande valia para minhas futuras e relevantes ações sobre a questão da arborização urbana em Sorocaba.


Dentro das minhas diretrizes como Biólogo, botânico e eco-educador estão:


A) Coleta e beneficiamento de sementes urbanas e de produção de mudas para fins eco-educativos;
B) Estimulo a observação do ciclo natural das árvores da nossa cidade;
C) Participação pró - ativa no planejamento da arborização urbana do município com sugestões e colaboração científica;
D) Divulgação de dados relevantes neste blog, em sites afins e outros veículos de comunicação sobre o plano de arborização que vem sendo efetuado pela equipe da prefeitura de Sorocaba-SP;
E) Desenvolvimento de atividades de educação ambiental com crianças, jovens e adultos em que o tema: “ Importância da Arborização e desaquecimento local”;
F) Confecção e instalação de placas com os nomes das espécies arbóreas de diferentes regiões da cidade de Sorocaba-SP.
G) Colaboração no estímulo a criação de um jardim botânico municipal para a realização de atividades, conservacionistas, científicas e eco-educativas, Sorocaba merece!


(...)

Como me disse a atendente da SEOBE na Prefeitura num tom que foi um misto de irônia e desdém ao carimbar e protocolar semanalmente as minhas sucessivas solicitações sobre os detalhes do "Minha Cidade Mais Verde" :

"- O senhor é mesmo brasileiro hein? Nossa ...não desiste nunca!"

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar, PARABÉNS! Parabéns pela oportunidade (blog necessário), pelo conteúdo e pela forma com que ele foi apresentado.
    As questões relativas ao meio ambiente são "tão importantes" em nossa cidade, que o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Sorocaba passou anos sem se reunir e só foi rearticulado recentemente porque os tucanos viram que precisam certificar o município (Município Verde) sob pena de ficar sem acesso a recur$o$ do governo do estado.
    Uma falta de compromisso absurda!
    Quanto a este tópico - arborização urbana - acumulo denúncias e enfrentamentos há décadas. Há um total descompromisso com a qualidade do que se planta (prevalecem a estética em detrimento de outros atributos) e nem com a quantidade há compromisso (fraudaram, até, um acordo feito na Promotoria, anos atrás).
    Bem, isso dá pano prá manga. Se houver interesse a gente continua o assunto.
    Abração e, novamente, parabéns!

    ResponderExcluir

Grato pela participação!