terça-feira, 27 de novembro de 2007

ROTARY CLUBE PLANTOU 200 ÁRVORES

Avenida Quinze de Agosto recebe 200 novas árvores

A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) promove hoje, a partir das 8 horas, o plantio de 200 mudas de árvores nativas na avenida 15 de Agosto, à margem direita do rio Sorocaba (na altura da ponte "Fernando de Luca Neto"). 
A iniciativa se dá em parceria com o Rotary Club e servirá para complementar o processo de revitalização pelo qual a avenida passou recentemente.
As árvores pertencem a diferentes espécies nativas brasileiras, como o pau d'óleo, jerivá, ingá e capixingui. Técnicos da Seobe já prepararam no local os chamados "berços de plantio", espaços abertos no solo onde são depositados nutrientes, anteriormente à fixação das mudas. Futuramente, as árvores trarão aspectos ambientais positivos à região, como a produção de sombra, atração de animais, purificação do ar e a formação de uma "barreira natural" às margens do rio.
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou a revitalização da avenida 15 de Agosto nas comemorações de aniversário da cidade, com recapeamento da pista, calçadas, 2.500 metros de ciclovia, iluminação, grama esmeralda, arbustos e mudas de árvores ao longo do percurso e uma jabuticabeira de 120 anos, transferida da área UPH da Zona Oeste. Na inauguração, o prefeito Vitor Lippi destacou o local como um grande espaço de convivência, integrado à ciclovia da avenida Dom Aguirre, ao futuro Parque das Águas do Jardim Abaeté e à despoluição do rio Sorocaba.



O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!