domingo, 11 de novembro de 2007

3) PARQUE DA BIQUINHA - 10 ANOS DE ABANDONOS













CONVIDAMOS OS MUNÍCIPES E A IMPRENSA PARA VISITAREM CONOSCO O PARQUE DA BIQUINHA PARA CONHECEREM REALMENTE OS “SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO” QUE SÃO FEITOS PERIODICAMENTE PELAS SECRETARIAS DE OBRAS E HABITAÇÃO DE SOROCABA.

No ultimo domingo dia 19 de Agosto de 2007 na coluna do leitor do jornal cruzeiro do sul, o munícipe Daniel Della V. Groppo questiona a administração pública de Sorocaba-SP em relação aos relevantes problemas ambientais do municipio.
Segundo o leitor: “ (...), os parques da cidade como a Biquinha e Chico Mendes estão completamente abandonados, feios. Os projetos da área de meio ambiente da prefeitura são muito vagos, limitados e não atendem o tamanho da cidade. Como pode numa cidade como esta não haver algum órgão dentro da prefeitura que cuide de verdade do meio ambiente? Como pode Sorocaba ser tão pobre nesse quesito?”
Resposta dos Secretários José Antonio Bolina (SEOBE) e José Dias Batista Ferrari( SEHAUM):
A prefeitura por meio do secretário de Obras e secretário de habitação informou que em Sorocaba os parques “Chico Mendes” e “Biquinha”, não estão abandonados como diz o leitor (?) e que a secretaria de habitação urbanismo e meio ambiente (SEHAUM) convida(m) que o(s) munícipe(s) a visitar(em) o Parque da Biquinha para conhecer o serviço de manutenção(?) que é feito periodicamente, desenvolvidos pelas secretarias de obras e habitação dentro do parque.
Esclarece também que a prefeitura de Sorocaba possui uma “Diretoria de meio ambiente” que fica na SEHAUM.


DENÚNCIA :

No dia 11 de maio de 2007, divulgamos pela primeira vez nosso manifesto: “Por um ambientalismo independente em Sorocaba”.
Diante da nossa prática e experiência acumulada na ultima década, podemos afirmar que em Sorocaba - SP impera por parte do poder público, especificamente em sua área de meio ambiente uma falta total de congruência entre o discurso e a ação.
Isso pode ser confirmado pelas fotos e fatos no anexo fotográfico onde são mostrados parte da nossa coleção dos Verdadeiros cartões postais de Sorocaba, não divulgados pela SEHAUM.
Como temos total ciência de que somos cidadãos brasileiros, sorocabanos, empresários, biólogos, educadores ambientais livres e formadores de opinião lúcidos do nosso papel, estamos aqui exercendo nossa liberdade de expressão, já que impera há anos a lei do silêncio - imposto aos funcionários da prefeitura que não podem ousar se manifestar contra péssimas políticas públicas na área de meio ambiente em nossa Sorocaba.
Estamos neste momento fazendo aqui esta denúncia dos descasos, do abandono nos últimos dez anos; o que de fato tem sido feito para com nossa cidade e com seu meio ambiente.
Fomos visitar o parque da Biquinha como sugeriram os secretários, e veja o que encontramos, tudo está relatado no anexo fotográfico.
Essas fotos comprovam o abandono do parque ao longo de mais de uma década (da antiga e atual gestão municipal) da área de meio ambiente de Sorocaba.

Acreditamos ser urgente a criação de uma Secretaria de Meio Ambiente e não mais uma área de meio ambiente dentro da secretaria de urbanismo que pouco ou nada faz de fato pelos complexos problemas ambientais de nossa cidade .


Acreditamos também que falta congruência entre o discurso e prática das secretarias e seus líderes, e também faltam investimentos técnicos e financeiros na área de meio ambiente de uma forma coerente, verdadeira, maciça e constante na manutenção dos parques.

Demis Lima & Marcio Meiken
Biólogos e Educadores Ambientais


O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:

*A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
*Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
*Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
*Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
*Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
*Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
*Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.
*Fórum permnente de meio ambiente para que se discuta e planeje verdadeiramente com diferentes públicos as sérias questões sócio-ambientais de Sorocaba e região.
Copie este texto e remeta ao vereador de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!