domingo, 11 de novembro de 2007

10) PARQUE DA BIQUINHA - 10 ANOS DE DESCASOS


Fomos com os jornalistas do Cruzeiro do Sul ao Parque da Biquinha, apesar da "Áreazinha" de Meio Ambiente da Secretaria da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente de Sorocaba contestar o parque está sendo destruído pelo descaso. 

Notícia publicada na edição de 07/10/2007 do Jornal , na página 8 do caderno A.
Falta de manutenção e de impermebialiliação das ruas do entorno são causas do problema. A erosão tem provocado problemas no solo e na raíz de dezenas de árvores no Parque da Biquinha, colocando em risco a segurança dos visitantes, principalmente das crianças.
Um bueiro existente numa das laterais facilita o escoamento e faz com que a água fique empoçada. Para os biólogos Márcio Meiken e Demis Lima, que protocolaram, em maio, na Prefeitura, um manifesto intitulado "Por um ambientalismo independente em Sorocaba", a situação decorre da falta de manutenção do parque. Para eles, o quadro do Parque da Biquinha é reflexo da falta de uma política ambiental no município e de uma Secretaria de Meio Ambiente em nossa cidade.




O que o cidadão Sorocabano ambientalmente consciente deseja:
  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!