domingo, 11 de novembro de 2007

14) CADÊ A AGENDA 21 ESCOLAR

Alguém ai viu esta história sair do campo das promessas?

Veja a noticia: Sorocaba terá plano ambiental escolar
Autoria de PNUD Brasil
Olha a data do compromisso: 10 /08 / 2005

Os mais de 20 mil alunos de escolas municipais de Ensino Fundamental de Sorocaba, a 80 km de São Paulo, vão aprender educação ambiental de um modo diferente. Até o final do ano, com a ajuda de professores, pais e moradores das comunidades onde vivem, eles vão construir Agendas 21 para cada uma de suas escolas.
O objetivo é mostrar às crianças que a proteção do meio ambiente começa com pequenas ações locais, segundo a secretária municipal de Educação, Teresinha Del Cistia.
A Agenda 21 é um compromisso assumido pelos 179 países que participaram da Rio-92 em prol do desenvolvimento sustentável. Uma Agenda 21 Global foi assinada por todas essas nações, que se comprometeram a construir internamente também Agendas 21 Nacionais. Além delas, existe a Agenda 21 local , elaborada por municípios e comunidades com as ações que elas julgam serem necessárias para que a região possa crescer sem prejudicar o meio ambiente. A iniciativa em Sorocaba, com cada escola tendo a sua própria Agenda, aprofunda ainda mais a proposta da
Rio-92.

O trabalho na cidade começou com a capacitação de cem profissionais de educação, no projeto Roda D’Água Sorocaba. Essa iniciativa, feita em parceria com a empresa OAK Educação e Meio Ambiente, visa difundir a educação ambiental por meio de aulas, discussões e ações baseados nos princípios da Agenda 21.

A partir de 18 de agosto, professores, diretores e coordenadores pedagógicos vão iniciar os trabalhos da mais nova edição desse projeto, que visa formar, no final, uma Agenda 21 para cada uma das 33 escolas municipais da cidade.
Já no primeiro semestre deste ano os alunos se reuniram para discutir suas visões sobre o meio ambiente e sobre as mudanças que acreditam serem necessárias, segundo Teresinha Del Cistia. Dali, saiu um representante para cada série de cada período de cada escola. Os representantes eleitos vão agora trabalhar com seus colegas para a formulação da Agenda 21 de seus colégios. “Professores e alunos vão discutir juntos o que é preciso ser feito, desde a limpeza até a arborização”, explica a secretária. As discussões, no entanto, não devem ficar restritas ao ambiente escolar. “Os pais e a comunidade devem também participar e serão ouvidos”, afirma.
Em novembro, um novo encontro vai apresentar os resultados das discussões e as Agendas 21 formadas. Segundo Teresinha, estuda-se a possibilidade de formular uma Agenda 21 que centralize as idéias de todas as escolas.
O secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente de Sorocaba, José Dias Batista Ferrari, afirmou que as sugestões dos alunos podem também vir a integrar a Agenda 21 Local da cidade. “Não pretendemos fazer um trabalho fechado na formulação desse projeto. Ele deve unir todos os setores da sociedade, incluindo aí também as crianças”, diz.
A formulação da Agenda 21 na cidade está começando agora, com reuniões entre a secretaria e organizações não-governamentais do município. “Estamos dando nossos primeiros passos com cuidado, pois queremos que ele permeie toda a administração da cidade”, disse Ferrari. Segundo ele, até o final do semestre as propostas da Agenda devem estar definidas.

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