O território sorocabano conta com 1.218 espécies vegetais e animais, das quais 1.182 nativas e 36 exóticas. As informações são resultado de pesquisas que agora estão compiladas em um único material: o livro Biodiversidade do Município de Sorocaba, a obra conta com a participação de 59 pesquisadores ligados a 12 instituições e universidades da cidade. O material servirá de fonte de estudos e referência para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema.
A Prefeitura realizou um workshop sobre a biodiversidade em Sorocaba. O encontro reuniu profissionais ligados a universidades e órgãos públicos, como professores e pesquisadores, que decidiram colaborar para agrupar em um único local o material que já tinham. Assim surgiu o livro. As informações que podem ser encontradas na obra, afirma o professor, levam à constatação que mesmo com a urbanização, a biodiversidade consegue resistir.
Entre os pesquisadores que colaboraram com o trabalho está a professora de Botânica na PUC-SP campus Sorocaba, Vilma Palazetti de Almeida. Conforme Vilma, o livro cumpre com um dos papeis da universidade, que é a extensão. "A obra permite que o conhecimento acadêmico atenda uma demanda da sociedade", disse a professora, que em seu discurso, destacou que espera que esse conhecimento polinize várias ideias.
Foram impressos mil exemplares, que serão distribuídos em escolas, universidades e bibliotecas de Sorocaba. Todo o conteúdo do livro será ainda disponibilizado no site www.meio ambientesorocaba.com.br
Para baixar: copie e cole no seu navegador:
https://docs.google.com/file/d/0B-QzcM8Q2OyLNlpXSGZWSTNlNms/edit
Notícia publicada na edição de 25/04/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Copie e cole no seu navegador:
https://docs.google.com/file/d/0B-QzcM8Q2OyLNlpXSGZWSTNlNms/edit
Baixe também diretamente do site
http://www.meioambientesorocaba.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela participação!