Importância da Educação Ambiental na atualidade
Vivemos um momento muito delicado, que nos coloca como espécie, frente
com os nossos hábitos, modos de vida, valores, seus paradigmas e sua
insustentabilidade para nós, bem como para as possíveis futuras gerações, e
isso pensando apenas na espécie humana - pois que nossos hábitos já são
calamitosos para muitas espécies. Pelo nosso modo de produção e distribuição,
criou a cultura do consumo indiscriminado, despreocupado e inconseqüente,
estando intimamente ligada à ilusória idéia de recursos naturais infindáveis
(muitos deles não renováveis).
Como exemplo desse atraso temos
que ainda fazemos a queima de combustíveis fósseis, que somados a enorme
produção de resíduos (lixo) e seu mal reaproveitamento vem causando ao meio
ambiente problemas dos mais sérios.
Leonard Boff, diz que: “Há ampla
discussão em todas as sociedades sobre a urgência de um ethos mundial, o
interesse pelo patrimônio natural comum da vida e da humanidade, hoje
vastamente ameaçado, nos obrigando a certos consensos mínimos, a um novo pacto
ético da humanidade, sem o qual o futuro pode ser ameaçador para todos”.
É nesse contexto que a educação
ambiental se mostra como uma excelente e oportuna ferramenta para revisão e
mudança de velhos paradigmas que se tornaram obsoletos para uma sociedade
sustentável.
A educação ambiental tem sido amplamente valorizada e discutida e há
aparente consenso quanto a sua importância (Machado & Tabanezes, 1997).
Todas as recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema
evidenciam a importância atribuída por lideranças de todo o mundo para a
educação ambiental como meio indispensável para se conseguir criar e aplicar
formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade – natureza e soluções
para os problemas ambientais. Evidentemente, a educação sozinha não é
suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária
para tanto.
Por
ocasião da conferência internacional Rio/92, cidadãos representando
instituições de mais de 170 países assinaram tratados nos quais se reconhece o
papel central da educação para a “construção de um mundo socialmente justo e
ecologicamente equilibrado”, o que requer “responsabilidade individual e
coletiva em níveis local, nacional e planetário. Isso que se espera da educação
ambiental no Brasil, que foi assumida como obrigação nacional pela constituição
promulgada em 1988”.
A educação ambiental refere-se especialmente, a busca de qualidade de
vida, que implica a convivência harmoniosa do homem com o meio ambiente,
natural ou não. Ela lida com o potencial das pessoas para entender e
transformar o meio ao seu redor.
Tendo sido relacionada, com a prática das tomadas de decisões e a ética
que conduzem para a melhoria da qualidade de vida. Seus objetivos consistem em:
A) Promover a consciência e a preocupação com as interdependências
econômicas, políticas, sociais e ecológicas, nas áreas urbanas e rurais;
B) Promover oportunidades para cada cidadão adquirir o conhecimento,
valores e atitudes, além de respeito e habilidades necessárias para defender e
melhorar o ambiente;
C) Criar novos modelos de comportamentos individuais, grupais e sociais a
favor do ambiente.
Tal proposta educativa envolve a visão de mundo como um todo, e não pode
ser reduzido a apenas um departamento, uma disciplina ou programa específico. Dentro ou fora de qualquer instituição ela
esta ligada a ações multi e interdisciplinares, inseridas na vida cotidiana de
todos os indivíduos, chamando-os a responsabilidade.
Dentro dessa idéia de interdisciplinaridade,
os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) dizem: “As áreas de ciências
naturais, história e geografia serão os principais parceiros para o
desenvolvimento desses conteúdos pela própria natureza dos seus objetos de
estudo. As áreas de língua portuguesa, matemática, educação física e arte
ganham importância fundamental por constituírem instrumentos básicos para que o
ser humano possa conduzir o seu processo de construção do conhecimento sobre o
meio ambiente”.
Assim os conteúdos de meio ambiente
devem ser integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão
tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática
educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão
ambiental.
Compreendendo-se aqui a importância
que há na educação ambiental dentro e fora do ambiente escolar formal, da
chamada sala de aula oficial. Sendo que há riquezas inexploradas de conteúdos
no meio ambiente urbano e rural, bem como no que é considerado meio ambiente
natural e ou cultural.
Toda e qualquer iniciativa em prol da
formação da opinião e ação sobre o tema: meio ambiente é bem vinda, seja ela do
cidadão comum no seu dia – a – dia, dos órgãos oficiais do estado
representantes da comunidade e da iniciativa privada com sua agilidade em
produzir mudanças e resultados.
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