domingo, 9 de novembro de 2008

SE ESSA RUA FOSSE MINHA... EU MANDAVA ARBORIZAR




Imprescindível para a qualidade de vida da população, a arborização urbana é um investimento econômico, porém de grande impacto ambiental frente à ameaça do aquecimento global/Local. Plantar e cuidar bem das árvores enseja um custo/benefício extraordinário em relação à mudança climática. Afinal, elas têm um papel fundamental na regulação do clima local quer pela sua transpiração, quer pela absorção de poluentes. Há ainda os positivos efeitos psicológicos sobre as pessoas e consequentemente sobre a comunidade.



ÍNDICE DE ÁRVORES POR HABITANTE
Porto alegre (1.400.000 habitantes / 1,2 milhão de árvores urbanas),


Goiânia ( 1.600.000 habitantes / 1,3 milhão de árvores urbanas); e


João Pessoa (700.000 habitantes / 600 mil árvores urbanas).




Todas tendo em média quase 01 árvore por habitante sendo consideradas as cidades mais arborizadas do País.



MINHA CIDADE PRECISA FICAR MUITO MAIS VERDE:
01 ÁRVORE PARA CADA 20 HABITANTES



Sorocaba tem um total de 200.000 árvores, sendo que deste total tem apenas 30.000 árvores urbanas, isso com todos os seus 600.000 habitantes, ou seja, o baixíssimo índice de 0,05 árvore urbana por habitante / 01 árvore para cada 20 habitantes.



INICIATIVAS ARBÓREAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL
· Em São Paulo a prefeitura tem ofertado às mudas e estimulado a arborização inteligente das vias públicas;
· Em Curitiba prefeitura busca realizar projeto de arborização que contemple o aumento da Biodiversidade das espécies,
· Em João Pessoa a arborização urbana contempla 328 espécies nas suas calçadas;
· Em Florianópolis, preocupados com aquecimento global/ local prefeitura e moradores realizam projeto conjunto de arborização urbana para aumento de sombreamento e conforto térmico dos cidadãos.



HISTÓRICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM SOROCABA:



A prefeitura de Sorocaba em 2002, na então gestão do ex-prefeito Renato Amary, assumiu o compromisso de plantar 150 mil árvores em apenas 02 anos. O projeto intitulado: “Minha cidade mais verde”.



MINHA CIDADE MAIS VERDE - COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COM 150.000 ÁRVORES PARA SOROCABA



Parte das mudas foi “doada” por empresas como “compensação ambiental”. A rede de hipermercados Carrefour cedeu as mudas para compensar a retirada de árvores da Chácara Sônia Maria, onde instalou uma loja. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) teve de compensar a realização de podas drásticas na arborização urbana para a passagem de fiação elétrica. Com dinheiro de recursos do Fundo municipal de Apoio ao Meio Ambiente (FAMA).

De que modo isso seria realizado:
A) Plantio de 60.000 mudas em passeios;
B) Plantio de 90.000 mudas em áreas verdes;
C) Valorização da flora Nativa;
E) Educação ambiental através de recursos públicos e privados Além de efetuar o plantio, a prefeitura iria realizar campanhas nos bairros para envolver os moradores na conservação das plantas.



ONDE FORAM PARAR AS TAIS 150.000 MUDAS DE ÁRVORES
O antigo projeto de arborização urbana de Sorocaba "Minha Cidade Mais Verde", apregoado nas gestões públicas anteriores aos 04 cantos pela equipe de comunicação da prefeitura de Sorocaba, não chegou nem perto das prometidas 150.000 árvores e não parece ter contemplado as sérias questões sócio-ambientais que vão muito além do simples plantio de árvores.



MINHA CIDADE FICANDO CADA VEZ MENOS VERDE
· Novas quedas de árvores doentes e ou idosas “provocadas” por chuvas em diferentes bairros de Sorocaba;
· Podas drásticas de árvores por órgãos oficiais, pela prefeitura e por particulares que debilitam e descaracterizam suas copas e comprometem a saúde dessas árvores;
· Munícipes que cortam, envenenam ou anelam sua árvores sem nenhuma noção de prejuízo coletivo que isso gera para o meio ambiente da cidade;
· Sem nenhum critério diversos moradores mandam cimentar a base de suas árvores e ou pintam os troncos com cal;
· Bairros historicamente arborizados como o Jardim Bandeirantes, que são teoricamente protegidos pelo plano diretor, sofrendo dia-a-dia com a especulação imobiliária que consideram as árvores como um problema para o progresso a qualquer custo;
· Permissão de corte de árvores em determinado bairro com aval da prefeitura, sendo que a compensação com plantio de novas mudas é feita fora do bairro onde está havendo a supressão da vegetação.
· Supostas revitalizações planejadas pela prefeitura que quase sempre significam o corte de belas árvores frondosas, com a sua substituição por grama e palmeiras que pouco ou nada geram de sombra e conforto térmico.



IMPORTÂNCIA DE SE MONITORAR O ESTADO DE SAÚDE DAS ÁRVORES ADULTAS DA ÁREA URBANA DE SOROCABA-SP

A PAINEIRA CENTENÁRIA TOMBOU, SOOU O ALARME
Em meados de Dezembro de 2006, após a queda da paineira centenária nas proximidades do Terminal Santo Antonio de ônibus, não pudemos de deixar de nos preocupar com as complexas questões sobre a arborização de Sorocaba:
Sendo necessário ir além do simples plantio de mudas em datas comemorativas, afinal não basta só plantar e preciso de fato cuidar.
O cuidado se faz com diversas ações diretas desde a escolha correta das espécies até a emergente necessidade de um monitoramento constante da saúde destes indivíduos arbóreos da nossa flora e muita educação ambiental.

QUESTÔES IMPORTANTES SOBRE AS NOSSAS ÁRVORES EM SOROCABA
1. Qual será o atual estado de saúde das nossas árvores urbanas mais antigas?
2. Quantas dessas árvores urbanas mais antigas estão precisando de cuidados especiais?
3. Qual será a próxima árvore urbana centenária que irá despencar com a chuva ou vento pouco mais forte pela falta de cuidados especiais com a sua saúde?
4. Qual será a nova desculpa da equipe da prefeitura para novas quedas de árvores urbanas por falta clara de monitoramento?
5. Por que não há monitoramento efetivo e constante por parte da Secretaria de Obras ( SEOBE) para saber o estado de saúde das árvores em Sorocaba - SP?
6. Como fazer com que Sorocaba aumente seu número de árvores urbanas e em áreas naturais e vá além dos plantios comemorativos pontuais?
7. Como gerar uma educação ambiental em que o munícipe se sinta co-responsável pela arborização urbana de nossa cidade?

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!