quinta-feira, 20 de novembro de 2008

RESULTADOS DA DISCUSSÂO SOBRE A CRIAÇÂO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SOROCABA


PÚBLICO LOTOU A CAMARA MUNICIPAL PARA DEBATER OS DETALHES QUE PERMEIAM A CRIAÇÃO DA SEMA DE SOROCABA
Foi muitooooo legal com a camara dos vereadores cheia de gente crítica e pró-ativa.
Sinto que como cidadão tenho feito a minha parte crítica e pró-ativa em especial nestes últimos 18 meses. Para o sucesso deste evento remetemos mais de 5.000 e-mails. Fizemos centenas de telefonemas e participamos de mais de 28 reuniões. Não houve hoje nenhuma menção dos jornais escritos divulgando este evento do dia 19/11/2008, mesmo assim a casa estava cheia.
Culminância Ambiental cidadã

Começou as 19:30 e foi até as 22:00.
Tinha tante gente, que muitos ficaram sentados até no chão.
Foi muito legal a participação da população que se manifestou de forma plena.
Todas as muitas sugestões foram bem recebidas. Apesar da boa vontade do secretario de habitação e urbanismo, muitas perguntas ficaram ainda em aberto.

PESSOALMENTE

Me sinto em paz comigo mesmo como cidadão. Faz 18 meses que começamos pedir informações ambientais sobre investimentos, verbas para os parques, valores de gastos com projetos de arborização a área de meio ambiente da SEHAUM. Isso tudo deveria estar a disposição dos munícipes, no site da prefeitura. Transparência é sinal de seriedade e idoneidade.
Faz 18 meses que meus pedidos me são negados. Como bem disse o Secretário, para outros munícipes as informações até foram dadas (para o advogado Estevan Felipe), mas para mim , não foram...ele não soube explicar os porquês( risos). Não posso negar que colocamos alguns pingos importantes nos ís.

Cidadania dá um trabalhão mas compensa
Posso colocar a cabeça no travesseiro e dormir o tranquilo sono dos justos.
Agradecimentos especiais os amigos e amigas que estavam presentes, aos que deram aquela força na ampla divulgação e para quem agora devemos um resumo do evento e informações sobre as próximas ações.
INSATISFAÇÂO E EXPECTATIVA COM A CRIAÇÂO DA SEMA DE SOROCABA

Há muito mais gente lúcida e crítica em Sorocaba e é bom ressaltar que não é por causa das aulinhas ingênuas e práticas de biologia que a equipe da AMA chama de "educação ambiental", esta praticada no zoológico de Sorocaba. Que Zeus nos ajude a remanejar todas as atuais múmias com suas artrites intelectuais para o museu histórico que fica do ladinho do zoológico.
Há muita gente descontente com a área de meio ambiente da SEHAUM, querendo enfim que está Secretaria de Meio ambiente dê certo, fazendo verdadeiramente seu papel. Estamos fazendo nossa parte.
PARA DAR CERTO É SÓ FAZER O CONTRÁRIO DO QUE FAZ A ATUAL A.M.A
Como bem disse o biólogo Marcio Meiken ( Biduck), (...)"Para esta Secretaria de meio ambiente dar certo é só fazer todo contrário do que faz a atual e nada transparente área de meio ambiente do paço".
O selo "não vejo, não falo e não escuto" traduz essa dicotomia de tudo que não fez e não faz a área de meio ambiente da SEHAUM. Incompetência e falta de transparência.
SELO MUNICIPIO VERDE
Dia 26/11/2008 estaremos ao vivo na reunião estadual do municipio verde vendo o que tem feito as outras cidades e o que Sorocaba está fazendo de fato ou maquiando de fato.
Mais notícias sobre isso em breve.


O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!