terça-feira, 11 de novembro de 2008

O QUE O CIDADÃO SOROCABANO AMBIENTALMENTE CONSCIENTE DESEJA


Uma vez que o prefeito Vitor Lippi determinou que a criação da nova secretaria de Meio Ambiente tenha que ter neste novo ano de 2009 um custo mínimo. Isso significa naturalmente que a criação de cargos técnicos só ocorrerá em caso de extrema necessidade.


Funcionários serão remanejados da SEHAUM para a nova SEMA de Sorocaba


Preocupante a afirmação de que "Alguns funcionários" da SEHAUM-AMA serão remanejados para a secretaria de Meio Ambiente.
"-Para o meio ambiente, já temos "alguns" atuando na Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente. É remanejar e aperfeiçoar(...)".

Creio que a Secretaria de Meio ambiente que será criada precise ser muito mais que um remanejamento da atual área de meio ambiente, dentro da Secretaria de Habitação urbanismo e meio ambiente do Paço.


O QUE OS CIDADÂOS SOROCABANOS DESEJAM DE FATO:


*A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz a atual área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente, inoperante e nada transparente, chegando ao cúmulo de negar e desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento sócio-ambiental;

*Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;

*Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo e verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);

*Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente pobremente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aulinhas práticas de biologia com educação ambiental.

*Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados (portaria) e ou abertos( sem portaria);

*Plano de arborização urbana que envolva de verdade a comunidade em todos os níveis, sempre com muita educação ambiental crítica e empoderadora;

*Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;

*Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

*Fórum permanente de meio ambiente para que se discuta e planeje verdadeiramente com diferentes públicos as sérias questões e projetos sócio-ambientais de Sorocaba hoje com vistas nos reflexos disso para daqui 02, 05, 10, 15, 20, 30, 50 anos.


Copie este texto e remeta ao vereador de sua confiança:

Um comentário:

  1. Bem colocadas foram as afirmações deste texto e reafirmo as indagações que devem ser levantadas quando da criação da SEMA:

    1- Qual será a proporção ds verbas que ingressará na SEMA? pois não adianta a criação de uma secretaria se ela não possuir verbas para seu funcionamento interno e execução das tarefas.

    2- Quem serão os agentes públicos que farão parte da SEMA? pois os agentes públicos deverão possuir como princípios norteadores de suas tarefas como o bem da coletividade e, claro, do meio ambiente. Importante informar que
    diante da evidente e avultante falta de interesse ambiental, bem como ausência de prática e transparência da autal Área do Meio Ambiente, a SEMA não poderá atuar da mesma forma.

    3- Quais serão as competências da SEMA? Qual sua proposta para efetivar a defesa ambiental? Qual sua proposta para a efetividade da educação ambiental?

    4- O que é um CONDEMA e qual a sua função? Quem sãos os agentes públicos que fazem parte des Conselho?

    5- Qual será o acesso da SEMA e do CONDEMA à coletividade em termos de informação e de deliberação?

    Bem espero que tenha contribuido com algumas questões que devem ser respondidas na ocasião da criação da SEMA.

    Obrigado.
    Estevan.

    ResponderExcluir

Grato pela participação!