domingo, 9 de novembro de 2008

200 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO DO RJ


Comemorando seu bicentenário em 13 de junho de 2008, o Jardim Botâncio do Rio de Janeiro preparou uma programação especial, mais que isso, o aniversário remete, também, aos 200 Anos da chegada de Dom João VI, o Príncipe Regente, ao Brasil e a uma série de ações que ele iniciou além do Jardim Botânico.

Em 2008 também completarão 200 anos, como a Abertura dos Portos, por exemplo.
O Jardim Botânico, que foi criado em Criado em 1808 por d. João como Jardim da Aclimação, ocupa hoje uma área total de 137 hectares, dos quais 55 cultivados, o chamado arboreto, onde estão situados os acervos científico, paisagístico, artístico e arquitetônico de grande valor.
O Herbário, hoje informatizado, guarda um acervo de 450.000 amostras botânicas de valor inestimável, algumas com mais de dois séculos que vieram da Europa. Na carpoteca estão cerca de 6.300 amostras de frutos, a xiloteca guarda 8.500 exemplares de madeiras e o laminário, 25.000 lâminas de microscopia fotônica. O público pode ter acesso ainda a uma das mais completas bibliotecas especializadas em botânica do País, a Biblioteca Barbosa Rodrigues, também informatizada, que oferece um total de cerca de 108.700 volumes de obras especializadas, livros de referência, periódicos nacionais e estrangeiros, com destaque para os livros raros, em torno de três mil.
Dentro dos projetos aprovados pela comissão especialmente elaborada para as festividades está a elaboração de um livro e um guia em comemoração aos 200 anos de fundação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com ilustrações de árvores notáveis. A autoria e organização ficou a cargo de Paulo Ormindo e Malena Barreto. O livro e o guia serão compostos de textos de sete autores sobre aspectos do Jardim Botânico e sobre a ilustração botânica como linguagem, dois mapas (geral e do arboreto), 100 ilustrações coloridas e 200 ilustrações a lápis e verbetes de identificação de cada árvore retratada.O guia terá ainda 5 mapas do arboreto com a localização das espécies.
Como curiosidade, vale lembrar que antes de ser o Jardim Botânico, a área foi engenho de açúcar e fábrica de pólvora
O Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, especialmente projetado para deficientes visuais, também passou por reformas e foi reaberto ao público. A revitalização do espaço contou com o apoio da Idea Cíclica (Instituto para o desenvolvimento Ambiental e Tecnológico) e do Centro SocioAmbiental e com o patrocínio da Michelin, responsáveis pela manutenção e recuperação do jardim e atividades de Educação Inclusiva Ambiental.
Entre as atividades previstas, um grupo de monitores com deficiência visual comanda os demais visitantes pelos canteiros com vendas nos olhos. Quem aceitar o convite, terá a oportunidade de valorizar os outros sentidos para identificar as plantas, conhecendo-as através do cheiro, forma e textura. Após o percurso, os visitantes deverão responder a um breve questionário onde deixarão registradas suas experiências.
O Jardim Sensorial foi inaugurado em 1995 para atender, principalmente, os deficientes visuais. Os canteiros são compostos por plantas utilizadas em temperos, medicinais, aquáticas e de texturas e odores diversos. Placas com informações em braile estão espalhadas por todo o jardim.
Para saber mais sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro: http://www.jbrj.gov.br/index.html

Do blog flores e versos: http://floreseversos.blogspot.com/


O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!