segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Paineira de 150 anos encerra seu ciclo de vida em Sorocaba




Como biólogo compreendo que as árvores tenham seu ciclo de vida da semente, muda, árvore que produz flores, frutos e sementes. Como cidadão fico triste pois há muitas e muitas árvores em Sorocaba que carecem de cuidados para que suas vidas sejam plenas de sentido vivendo graças a esses cuidados tão longamente quanto esta bela e histórica paineira.


Por quem afinal os sinos dobram?


Pela nossa bela senhora de 150 anos de tantas flores, frutos, sementes e histórias.

Abner Laurindo
Notícia publicada na edição de 10/11/2008 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A

Paralisada, com os olhos arregalados e uma lágrima descendo pela face, a florista Maria Aparecida Felix, 58 anos, acompanhou ontem pela manhã a operação de retirada do tronco que restou da paineira da avenida São Paulo, que deu o nome ao bairro Árvore Grande. O serviço foi feito com o uso de tratores, por operários da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), num recuo da avenida São Paulo, e demorou pelo menos quatro horas.
A paineira, apesar de ser um dos símbolos de Sorocaba, estava no final do seu ciclo de vida e não tinha mais condições de permanecer em pé; por isso, a Prefeitura resolveu removê-la, inclusive, para evitar acidentes com as constantes quedas de seus galhos.
A florista Maria disse que estava com o coração apertado, enquanto observava a derrubada da paineira de mais de 100 anos, retornou em pensamentos ao passado e lembrou-se dos anos em que morava numa vila que existia perto da árvore. Momentos ricos da minha vida se misturaram com esta árvore. Quando eu tinha 8 anos ela servia de proteção para eu não apanhar da minha mãe. Subia nela e mamãe ficava lá debaixo gritando para eu descer , revelou a florista.
Ela ainda lembrou que seu primeiro beijo foi protegido pelas sombras da centenária árvore, já que ocorreu numa tarde de sol, há mais de 40 anos, com o seu primeiro namorado. Sem falar que tive muitos bate-papos com minha filha e piqueniques com meus netos debaixo dela, frisou Maria. Hoje ela mora em outro bairro, mas foi até o local para levar um pedaço do tronco da paineira consigo como recordação. Ela morreu calada, levando inúmeros segredos, ressaltou.
A dona de casa Nanci Cleusa Figueiredo Wamassak também ficou triste com a derrubada da árvore. Ela criou no orkut, página de relacionamentos na internet, uma comunidade sobre a paineira centenária. A comunidade tem 2.100 pessoas que possuem histórias com a paineira ou apenas a admiravam, explicou Cleusa. Ela contou que as fotos que tirou sobre a retirada vão para o orkut e para o YouTube.
Tronco em exposição
O tronco da paineira da Árvore Grande foi encaminhado para o Horto Florestal Municipal para secagem e tratamento. Segundo o engenheiro agrônomo da Seob, Aroldo José Pinto, o tronco será raspado para a retirada dos tecidos mortos, seguido por uma descupinização e aplicação de fungicida. É possível que em 2011 a paineira possa ser exposta a visitação em algum espaço público para educação ambiental , disse Pinto.
A situação da paineira foi alvo de várias reportagens do Cruzeiro do Sul, que nos últimos 20 anos mostrou os serviços de preservação que garantiram um tempo maior de sobrevivência à árvore, que recebeu uma base de concreto, além de ações para a remoção de cupins e fungos e teve sua casca reconstituída. A paineira, inclusive, foi clonada num trabalho em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso) onde, aliás, está plantada.
Em matéria veiculada na semana passada foi divulgado que depois do cimento que revestia o tronco e dava sustentação à árvore ter se descolado, a paineira ficou oca, transformando-se em esconderijo de drogados e desocupados durante a noite.
Porém, nestes mais de cem anos, a paineira enfrentou diversos problemas na sua estrutura. Na década de 70, perdeu um de seus principais troncos. A partir de então, foi definhando e mostrando-se cada vez mais fraca. As chuvas fortes dos últimos anos agravaram a saúde da árvore. Além disso, os troncos caíram devido à ação de cupins e carunchos.

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!