Tive o prazer de estar presente na reunião da entrega das certificações do município verde em SP nesta quarta-feira dia 26/11/2008.
Parabéns pela idoneidade e seriedade com que foram conduzidas todas as questões relacionadas ao município verde no estado de São Paulo. Estou orgulhoso. Vocês ganharam fãs e apoiadores. Estou divulgando aqui em Sorocaba para minha rede de contatos o quanto o trabalho de vocês merece ser reconhecido. Como já disse, tenham-me como colaborador. Peço que eventos e informações me sejam enviadas constantemente, em especial sobre Sorocaba-SP nesta questão do município verde.
MEUS RECEIOS CAÍRAM POR TERRA
Como biólogo escaldado que sou, sinceramente tive muito medo de que “pintassem de ecologicamente corretas” as prefeituras tucanas que são administradas por prefeitos do PSDB, 'dando-lhes' o selo verde, ou seja dando-lhes mesmo sem que tivessem verdadeiro mérito, digo isso com bom humor e alívio. Fiquei feliz de constatar prefeituras de diversos partidos, mesmo que não do PSDB, conquistando a certificação, demonstrando a seriedade e transparência de todo processo. Dá orgulho de ver o meio ambiente levado tão a sério.
VAMOS FALAR DE SOROCABA QUE FICOU EM 118º NO RANKING
Aqui em Sorocaba a equipe de meio ambiente da prefeitura tinha como certa a certificação, o que me preocupou demais, pelos diversos desmandos ambientais que há mais de 12 anos são varridos para baixo do tapete.
A equipe da AMA de Sorocaba ( área de meio ambiente do paço), acreditava piamente que Sorocaba já havia alcançado a certificação, pois na visão deles, já cumpria (?) praticamente e de forma maravilhosa todas as diretivas e critérios instituídos pelo Governo do Estado para este selo.
PETULÂNCIA AMBIENTAL E MAQUIAGEM
“-Precisamos, apenas, fazer algumas sintonias finas para que possamos ser uma das primeiras cidades paulistas a conseguir o titulo de Município Verde”. (Agosto, 2007)
Creio que eles ficaram bem mais humildes com este resultado na colocação no Ranking das cidades verdes.
DESDE OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS DE 2007 TIVE MEDO DE MAQUIAGEM AMBIENTAL
Participei com mais 94 pessoas da "Oficina Municipal de Meio Ambiente de Sorocaba" realizada pela Área de Meio Ambiente no dia 18 de setembro de 2007, das 8h às 17h. A "Oficina Municipal do Meio Ambiente de Sorocaba", realizada pela Prefeitura de Sorocaba, resultou na elaboração de diretrizes de políticas de gestão na área ambiental. O encontro integrou o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e os programas federal e estadual de Capacitação de Gestores Ambientais. Os participantes se dividiram em dez grupos para identificar problemas, discutir possíveis soluções e elaborar quatro propostas, apreciadas ao final em plenário por todos participantes. Tempo Escasso - O evento começou com um atraso considerável. As palestras sobre o Programa de Capacitação e sobre as ações ambientais no município, foram apresentadas pelo Secretário de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente. Em seguida fomos compelidos a participar de uma apresentação musical interativa que acabou por consumir o resto do nosso pouquíssimo e precioso tempo, dada à complexidade dos problemas ambientais em nosso município. Fomos divididos em grupos, para levantarmos e debatermos os problemas ambientais no município de Sorocaba. Tive de literalmente brigar para mudar de grupo, uma vez que estava “casualmente” com meu sócio no mesmo grupo, após alguns entraves consegui mudar para um grupo onde estavam nada menos que 05 funcionários da prefeitura, percebi que era mesmo uma oficina municipal! Foram levantados problemas existentes em sete temas como: água, lixo, esgoto, ar, vegetação, solo e fauna. Por causa de minha insistência no tema criaram um novo tema: Parques.
SOBRE O PENTE FINO AMBIENTAL DE JUNHO DE 2008 – POR AQUI NÂO DIVULGARAM A VINDA DO SECRETÁRIO
"Fórum de Meio Ambiente de Sorocaba" realizado em 28 de maio de 2008:
http://www.ceunsp.br/noticias/pdf/carta_de_maio.pdf
Infelizmente o Prefeito Vitor Lippi do PSDB, foi mesmo mal assessorado sobre as sérias questões ambientais de nossa cidade pela sua equipe de meio ambiente. Infelizmente os munícipes também foram enganados pela divulgação equivocada na imprensa local.
Felizmente vocês são sérios e criteriosos. Me tornei um dos apoiadores deste projeto município verde.