domingo, 7 de setembro de 2008

Sem área para aterro sanitário, Sorocaba pode 'exportar' lixo



Aterro da cidade, que produz 400 toneladas de lixo ao dia, está com capacidade esgotada e será desativado




José Maria Tomazela - O Estado de S.Paulo

Quarta-feira, 9 de julho de 2008


SOROCABA - O aterro sanitário que a prefeitura de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo, pretende instalar na divisa com Iperó pode causar a contaminação de poços de abastecimento utilizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), afirma parecer do Comitê de Bacias do Sorocaba-Médio Tietê. Caso a área, de cerca de 100 hectares, não possa ser utilizada, a prefeitura corre o risco de ser obrigada a mandar 400 toneladas diárias de lixo para outro município.

O atual aterro sanitário está com a capacidade esgotada e terá de ser desativado até 2009. A cidade não dispõe de outras áreas em condições de abrigar o aterro. A prefeitura já apresentou o estudo de impacto ambiental à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O Eia-Rima está em análise no Departamento de Impacto Ambiental (Daia). O parecer contrário do Comitê de Bacias pode atrapalhar a aprovação.

De acordo com o especialista em geomorfologia Fernando Junqueira Vilela, membro da câmara técnica de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Comitê, existe risco de impacto nos mananciais que abastecem também alguns poços particulares. Além disso, o aterro ficaria muito próximo dos bairros que compõem o distrito de George Oeterer, populosos e abastecidos através dos poços da Sabesp. A área escolhida pela prefeitura já tinha sido considerada inadequada também pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque aumentaria a presença de urubus nas imediações do aeroporto.

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se opôs à construção do aterro porque a área fica no entorno da Floresta Nacional de Ipanema. Uma das saídas seria depositar o lixo num aterro sanitário particular que em processo de licenciamento em Iperó. O Ibama considerou essa alternativa "menos impactante". A prefeitura espera a concessão da licença ambiental e garante que não haverá risco de contaminação dos lençóis freáticos.

Uma empresa apresentou à Secretaria do Meio Ambiente um plano de trabalho para elaborar Eia-Rima visando à instalação de um aterro na fazenda Santa Luzia, no bairro Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. A região já havia sido descartada pela prefeitura por ser formadora de mananciais.

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Um comentário:

  1. Vc saberia dizer se há algum projeto de recuperação do ateero desativado?

    ResponderExcluir

Grato pela participação!