segunda-feira, 15 de setembro de 2008

E a belíssima primavera da rotatória também sumiu


Primavera em flor que ficava rotatória próxima ao Shopping Sorocaba
Minha Cidade ficando cada vez menos verde e sem flores
Recebi de um grande amigo e estou postando :
Alguém viu essa belíssima primavera em flor por aí?

Terão, os técnicos da prefeitura, tido o bom senso de tirá-la com um grande torrão e replantá-la, preferencialmente no local próximo de onde estava ou em outro lugar? Isso, considerando que sua retirada seria inevitável, por conta da mudança do sistema viário local.
Aliás, já vi deixarem uma seringueira enorme no salão principal de um hotel, no Guaruja, porque ela esta lá antes do hotel.
Será que o carro, novamente, junto da insensibilidade de nossos administradores, ganhou mais essa batalha contra a beleza natural?
É a prevalência do asfalto e o concreto junto com a paisagem pasteurizada por grama esmeralda e palmeiras. Procuro essa primavera e tantas outras que a cidade está perdendo.


MINHA CIDADE FICANDO CADA VEZ MENOS VERDE


DIA DA ÁRVORE EM SOROCABA SERÁ QUE TEMOS MESMO O QUE COMEMORAR?


Há tempos que estamos chamando a atenção para a necessidade de monitoramento do estado de saúde das árvores urbanas de Sorocaba e da necessidade de uma política séria de meio ambiente nesta área, com as suas infelizes conseqüências divulgadas pela imprensa local e pelos diversos munícipes que nos contatam fazendo vários tipos de denúncias sobre o tratamento dado as árvores no município· Novas quedas de árvores “provocadas” por chuvas bairros de Sorocaba;· Podas drásticas de árvores;· Munícipes que cortam ou envenenam sua árvores· Sem nenhum critério diversos moradores mandam cimentar a base de suas árvores;· Bairros como o Jardim Bandeirantes, que são teoricamente protegidos pelo Plano diretor sofrem com a especulação imobiliária que considera árvores como um problema para o progresso a qualquer custo;· Permissão de corte de árvores em determinado bairro com aval da prefeitura, sendo que a compensação com plantio de novas mudas e feita fora do bairro onde está havendo a supressão da vegetação.· Supostas revitalizações planejadas pela prefeitura que quase sempre significam o corte de belas árvores frondosas e a sua substituição por grama e palmeiras que pouco ou nada geram de sombra e conforto térmico.


IMPORTÂNCIA DE SE MONITORAR O ESTADO DE SAÚDE DAS ÁRVORES ADULTAS DA ÁREA URBANA DE SOROCABA-SPA PAINEIRA CENTENÁRIA TOMBOU, SOOU O ALARME


Em meados de Dezembro de 2006, após a queda da paineira centenária nas proximidades do Terminal Santo Antonio de ônibus, não pudemos de deixar de nos preocupar com as complexas questões sobre a arborização de Sorocaba:Sendo necessário ir além do simples plantio de mudas em datas comemorativas, afinal não basta só plantar e preciso de fato cuidar, e este cuidado se faz com diversas ações diretas desde a escolha correta das espécies até a emergente necessidade de um monitoramento constante da saúde destes indivíduos arbóreos da nossa flora.


QUESTÔES IMPORTANTES SOBRE AS NOSSAS ÁRVORES EM SOROCABA


1. Qual será o atual estado de saúde das nossas árvores urbanas?

2. Quantas árvores urbanas antigas estão precisando de cuidados especiais?

3. Qual será a próxima árvore urbana centenária que irá despencar pela falta de cuidados especiais?

4. Qual será a desculpa da equipe da SEOBE para novas quedas de árvores urbanas?

5. Por que não há monitoramento efetivo e constante por parte da Secretaria de obras para saber o estado de saúde das árvores em Sorocaba - SP?

6. Como fazer com que Sorocaba aumente seu número de árvores e vá além dos plantios comemorativos;


Diretrizes do Clube de Jardinagem e Arboricultura da Biodiversa


A) Coleta e beneficiamento de sementes urbanas e de produção de mudas para fins eco-educativos;

B) Estimulo a observação do ciclo natural das árvores da nossa cidade;

C) Participação pró - ativa no planejamento da arborização urbana do município com sugestões e colaboração científica;

D) Divulgação de dados relevantes no meu blog, em sites afins e outros veículos de comunicação sobre a necessidade de um plano de arborização eficiente na prefeitura de Sorocaba-SP;

E) Desenvolvimento de atividades de educação ambiental com crianças, jovens e adultos em que o tema: “ Importância da Arborização e desaquecimento local”;

F) Confecção e instalação de placas com os nomes das espécies arbóreas de diferentes regiões da cidade de Sorocaba-SP.

G) Colaboração no estímulo a criação do Jardim botânico municipal para a realização de atividades, conservacionistas, científicas e eco-educativas.


Sorocaba merece!


EQIPE DO CLUBE DE JARDINAGEM E ARBORICULTURA

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!