domingo, 14 de setembro de 2008

É PRECISO IR MUITO ALÉM DO DIA DA ÁRVORE EM SOROCABA


Pela equipe do Clube de jardinagem e Arboricultura

MINHA CIDADE PRECISA MESMO FICAR MUITO MAIS VERDE

Imprescindível para a qualidade de vida da população, a arborização urbana é um investimento econômico, porém de grande impacto ambiental frente à ameaça do aquecimento global/Local. Plantar e cuidar bem das árvores enseja um custo/benefício extraordinário em relação à mudança climática. Afinal, elas têm um papel fundamental na regulação do clima pela sua transpiração, pela absorção de poluentes, há ainda os positivos efeitos psicológicos sobre a comunidade.

SOROCABA E O BAIXO ÍNDICE DE ÁRVORES POR HABITANTE

Porto alegre (1.400.000 habitantes / 1,2 milhão de árvores urbanas), Goiânia ( 1.600.000 habitantes / 1,3 milhão de árvores urbanas/ 328 diferentes espécies arbóreas) e João Pessoa (700.000 habitantes / 600 mil árvores urbanas) tendo quase 0,8 árvore por habitante sendo consideradas as cidades mais arborizadas do País; Sorocaba tem um total de 200.000 árvores sendo que com todos os seus 600.000 habitantes tem apenas 30.000 árvores urbanas ou seja o baixíssimo índice de 0,05 árvore por habitante.

INICIATIVAS ARBÓREAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL

· Em São Paulo a prefeitura tem ofertado às mudas e estimulado a arborização inteligente das vias públicas;
· Em Curitiba prefeitura busca projeto de arborização que contemple o aumento da Biodiversidade das espécies, vale ressaltar que João Pessoa tem 328 espécies nas suas calçadas;
· Em Florianópolis, preocupados com aquecimento global/ local prefeitura e moradores realizam projeto conjunto de arborização para aumento de sombreamento e conforto térmico dos cidadãos.


HISTÓRICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM SOROCABA:
PROGRAMA MINHA CIDADE MAIS VERDE

A prefeitura de Sorocaba em 2002 na gestão Renato Amary assumiu o compromisso de plantar 150 mil árvores em 02 anos.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - MINHA CIDADE MAIS VERDE

Parte das mudas foi “doada” por empresas como compensação ambiental. A rede de hipermercados Carrefour cedeu as mudas para compensar a retirada de árvores da Chácara Sônia Maria, onde instalou uma loja. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) teve de compensar a realização de podas drásticas na arborização urbana para a passagem de fiação elétrica. Serão usados também recursos do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (FAMA).
De que modo isso seria feito:
A) Plantio de 60.000 mudas em passeios;
B) Plantio de 90.000 mudas em áreas verdes;
C) Valorização da flora Nativa;
E) Educação ambiental através de recursos públicos e privados Além de efetuar o plantio, a prefeitura iria realizar campanhas nos bairros para envolver os moradores na conservação das plantas.

FALTA GRAVE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desde o lançamento em 2002 e até 2004 das prometidas 150.00o árvores só foram plantadas em toda a cidade aproximadamente 80 mil árvores. Em 2004 já se podia perceber as conseqüência da falta da prometida educação ambiental prevista no projeto sendo que na época a prefeitura divulgou que o projeto “Minha Cidade Mais Verde” teve de substituir 16 mil mudas de árvores. As mudas trocadas foram as que foram depredadas por puro vandalismo, ou acabaram morrendo naturalmente, sendo cerca de 20% do total de mudas não proliferaram ao longo dos dois anos e meio de projeto. Os técnicos avaliaram que nem todas as pessoas estavam conscientizadas da importância das árvores para a qualidade de vida. Neste antigo projeto de arborização urbana "Minha Cidade Mais Verde", apregoado nas gestões públicas anteriores aos 04 cantos pela equipe de comunicação da prefeitura de Sorocaba, não chegou nem perto das prometidas 150.000 árvores e nem parece não ter contemplado estas sérias questões que vão muito além do simples plantio.


Acordo para a construção do Carrefour Chácara Sonia Maria e a compensação com o plantio de 60.000 árvores em Sorocaba-SP

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!