segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sorocaba conquista certificado de Município Verde Azul



Sorocaba é a primeira do Estado com mais de duzentos mil habitantes que conquistou o certificado Município Verde Azul em 2009. O anúncio foi feito em 01/12/2009 pelo governador José Serra e o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, em cerimônia realizada na capital. 
Sorocaba ainda foi premiada pela melhor ciclovia do Estado e a maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê
Na classificação geral de 2009 Sorocaba ficou na 31ª posição, com 89,79 pontos. A melhor colocada foi Santa Fé do Sul, com 94,40 pontos e a pior, entre as avaliadas, foi Itararé, com 3,22 pontos.
Presente na solenidade, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) mencionou novas ações ambientais na área de educação ambiental e o plano que prevê o plantio de mais de 300 mil mudas de árvores. 
A secretária municipal do Meio ambiente, Jussara de Lima Carvalho, citou a importância do ‘Município Verde Azul‘ ter estabelecido diretrizes para políticas ambientais em todo o Estado. ‘Agora temos uma série de cronogramas com metas e indicadores para o próximo ano, seja na arborização urbana, na matas ciliares, recuperação e proteção das nascentes, avaliação da fumaça preta e outros itens‘, citou.
Desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2007, o projeto ‘Município Verde Azul‘ tem como proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, por meio de diretrizes para a realização de ações pelos municípios. 645 cidades paulistas aderiram à proposta, mas nem todas preencheram o plano de ação.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente avaliou os programas de 570 municípios que preencheram o plano de ação.
Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.
No ano passado, Sorocaba conquistou apenas 59 pontos, não atingindo os 80 pontos mínimos, não recebeu a certificação e ficou em 118º lugar. 
Votorantim, Tatuí e Itu, que já haviam conquistado o “selo” em 2008 consegiram se manter em mais esta edição.
Fontes:

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=243546


http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!