segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marina empolga em Sorocaba



A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência, empolgou o publico que lotou o auditório da FADI para assistir sua palestra, nesta 5ª feira (15). Depois de falar durante uma hora sobre o papel da educação para o desenvolvimento sustentável, a senadora foi ovacionada e aplaudida em pé pelo público, estudantes na maioria. Os 500 lugares estavam tomados e havia muita gente em pé. Ela falou com voz firme e demonstrou conhecimento sobre a situação da educação brasileira, além do conhecido domínio sobre as questões ambientais.
Num ambiente acadêmico, o tom político ficou nas entrelinhas. A ex-ministra defendeu o programa bolsa família do governo Lula por estar vinculado à frequência escolar. "Se para nós, com mais experiência é difícil conseguir um emprego, imagine para um analfabeto." Marina lembrou sua infância de pobreza entre os seringueiros do Acre e de ter cursado o Mobral, um programa de alfabetização de adultos. "Os seringueiros eram os excluídos dos excluídos." Também fez menção elogiosa ao governo de Fernando Henrique, atribuindo o fato de o Brasil ter passado ileso pela crise "graças às políticas implementadas ao longo dos últimos 16 anos".
Ao defender o sonho de uma sociedade sustentável, disse que não se tratava de utopia e lembrou que o presidente Lula foi um sonhador quanto pensou em seu presidente da República. "No entanto, ele tirou 25 milhões de brasileiros da miséria. É porque Fernando Henrique Cardoso foi um sonhador que ele criou o Plano Real e salvou a economia." Falando sobre as mudanças necessárias para uma sociedade mais igual, pediu que os presentes não "terceirizassem" duas responsabilidades. "Enquanto a gente estiver esperando um salvador da Pátria, estamos perdidos." No final, respondendo a uma pergunta da plateia, deu a receita para acabar com os maus políticos. "Se você não escolher um bom prefeito, um bom deputado, não espere que ele se transforme nisso depois que chegar lá." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!