terça-feira, 8 de janeiro de 2008

19)IMPORTÂNCIA DE SE MONITORAR AS ÁRVORES CENTENÁRIAS URBANAS EM SOROCABA-SP
















Fui com meu sócio fazer essas imagens do que restou da grande árvore centenária que ficava imponente ao lado do Terminal Santo Antonio de ônibus urbanos de Sorocaba-SP. O que restou da enorme paineira está hoje 13 meses depois devidamente escondida pelas placas da prefeitura.
Quando em dezembro de 2006 soube da queda desta antiga árvore, fiquei sinceramente triste e fulo com a ridícula justificativa dos técnicos da prefeitura de Sorocaba-SP:
"Provavelmente por não suportar o próprio peso devido ao estado de degradação interna, a Paineira centenária localizada no acesso ao Terminal Santo Antônio acabou tombando", informa a Secretária de Obras e Infra-Estrutura.
A Paineira possuia 20 metros de altura e era considerada um dos cartões postais da região central da cidade.
O que restou da enorme Paineira no acesso ao Terminal Santo Antônio foi rapidamente removida no sábado dia 16/12/2006, uma equipe da Secretaria obras trabalhou rapidamente no local para "sumir" com a prova da falta de monitoramento do estado de saúde das nossas árvores urbanas.
Fonte: (*) Equipe VIVAcidade - 12.12.2006
IMPORTÂNCIA DE SE MONITORAR O ESTADO DE SAÚDE DAS ÁRVORES ADULTAS DA ÁREA URBANA DE SOROCABA-SP
A População e a prefeitura devem se conscientizar sobre a importância das árvores, pois são mais que meros adereços paisagísticos, sendo indispensáveis para a qualidade do ar e no combate ao efeito estufa e aquecimento local.
Como exemplo de descaso temos a antiga árvore grande que ali existia e que hoje tem em sua frente placas da prefeitura de Sorocaba, por sinal muito bem posicionadas para escamotear o que restou desta grande paineira do terminal.
Tais placas me fazem refletir sobre a urgência da prefeitura de Sorocaba começar a monitorar as nossas árvores centenárias urbanas que além de embelezar o município , refrescam o ambiente, combatem o efeito estufa e o aquecimento local com maestria.
Em Sorocaba, a Seobe (Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana) estima que existam mais de 200 mil árvores espalhadas em vias públicas e em áreas verdes e de preservação ambiental permanente – como córregos, rios e nascentes.
QUESTÔES IMPORTANTES SOBRE AS NOSSAS ÁRVORES EM SOROCABA
Qual será o atual estado de saúde destas árvores urbanas centenárias?
Quantas árvores urbanas antigas estão precisando de cuidados especiais?
Qual será a próxima árvore urbana centenária que irá despencar pela falta de cuidados especiais?
Qual será a desculpa da equipe da Seobe para a queda destas árvores urbanas?
Por que não há monitoramento efetivo e constante por parte da Secretaria de obras para saber o estado de saúde das árvores centenárias em Sorocaba - SP?
Apesar do expressivo número de árvores em Sorocaba divulgado pela secretaria de comunicação da prefeitura de Sorocaba-SP sei que não há de fato monitoramento do estado de saúde dos antigos e enormes indíviduos arbóreos urbanos.
A prefeitura de Sorocaba, que criou tantos parques, tem feito o plantio de muitas palmeiras e até um número médio de novas mudas de árvores, deve também investir no monitoramento do estado de saúde das árvores urbanas adultas e nas antigas árvores centenárias.
MINHA CIDADE NÂO FICOU MAIS VERDE DE VERDADE
De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação), a Seobe desenvolve o projeto "Minha Cidade mais Verde", que consiste na substituição de árvores cortadas e no plantio de novas mudas nas obras desenvolvidas pela administração municipal. A quantidade de mudas plantadas varia de acordo com cada obra.
Se quiser saber a verdade sobre este projeto " Minha Cidade mais Verde" leia os textos a seguir clicando nos linkis abaixo dos títulos:
*Quero minha cidade mais verde de verdade:
*Minha cidade não ficou mais verde:

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

5 comentários:

  1. Não se pode esquecer que a cidade faz parte do meio ambiente, e nós somos seus moradores, portanto é de extrema importância que a população fiscalize a manutenção, e faça a manutenção (porque não) de seu próprio meio ambiente.

    Reclamar abstratamente de uma administração municipal é simples e todos nós fazemos, porém poucos são os que efetivamente realizam algo para a manutenção da ordem, saúde e vida.

    Não basta ler este texto e outros tantos e apenas resmungar. É vital que os munícipes exijam esclarecimentos e soluções da prefeitura municipal, pois é através destas reclamações que o governo poderá atuar de modo mais específico e eficaz.

    Se a sociedade não se auto-gerir, tenha certeza que a administração pública não o fará.

    Aproveito para parabenizar o criador do blog por nos mostrar onde a cidade carece de cuidados.

    Estevan.

    ResponderExcluir
  2. Sou leitor deste Blog e compactuo com o autor há muito tempo, é uma pena que esta colossal e simbólica árvore que ficava imponente ao lado do terminal Sto. Antonio tenha tombado, sei que muito mais pelo descaso do que por causas naturais como tentou fazer crer nossa singela equipe da Prefeitura deste municipio. Se perguntarmos hoje na SEOBE: Na rua Bento jequitinhonha 28, qual é a espécie de árvore, qual o seu estado de conservação e saúde, ou de qualquer outra árvore eles não terão respostas, pois não sabem. É preciso urgência de se monitorar a saúde deste exemplares centenários ou mesmo dos que tem décadas!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei lendo texto do Blog que segundo o tal projeto cidade mais verde, eles queriam cortar todas as árvores adultas e troca-las por arbustos e palmeiras...o bendito aquecimento global chegou...e agora o que fazemos com esta insolação, com este calor? Os pedestres que usem chapéu e borrifadores, porque se você depender de sombra de árvores vai ter que se esconder ao lado de postes e de palmeiras de R$5.000,00 que nem sombra dão. Saudades da Paineira do Terminal onde cantavam os sabiás!

    ResponderExcluir
  4. Postei suas imagens na paineira do Terminal no meu blog, se vc não concordar eu retiro.

    www.abacoros.blogspot.com

    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  5. o mesmo aconteceu na rua inglaterra com a rua suiça no jd europa, sorocaba. quem passar por la na manha do dia 02.02 podera ver a grande derrubada de arvores que estavam na calçada, foram serradas para privilegiar uma empresa de itapetininga.

    ResponderExcluir

Grato pela participação!