sábado, 16 de maio de 2009

Corte de árvores no Jd. Arco Íris deixa moradores inconformados


Moradores do Jardim Arco Íris questionam o corte de árvores que vem acontecendo numa área com cerca de 4.500 metros quadrados e fica próximo de uma pré-escola, a CEI 09, na rua Nicolau Elias Tibechereny, paralela com a Carolina Assiari Capitani no Jardim Piaza Di Roma. No local existe uma grande área nativa de preservação ambiental. Inconformados com a falta de explicação sobre os motivos e o responsável pelas derrubadas, os moradores, com um advogado, pretendem entrar com uma ação contra a Prefeitura para acabar com o desmatamento nesse local que, segundo eles, era para ser uma área de preservação com pista de caminhada para a comunidade.

O líder comunitário da região oeste no bairro Central Parque e adjacências, que assiste o Jardim Arco Íris, Benedito Luiz Duarte (Neto Duarte), informou que duas mangueiras foram cortadas e ninguém deu explicação alguma sobre o corte das árvores. Ele questiona o fato de que a Prefeitura multa os moradores ou empresas que atentam contra a natureza sem explicações e documentos de permissão, enquanto ela comete o ato e não se explica. Muitas pessoas sofrem com problemas causados por árvores na calçada ou até mesmo no próprio quintal e não podem fazer nada se não quiserem ser multadas. “Qual o critério utilizado pela Prefeitura para derrubar uma árvore?”, questiona o líder.

Neto Duarte contesta o fato de que os próprios filhos que estudaram na CEI 09 receberam orientações de preservação ambiental, e hoje estão vendo a derrubada das árvores e questionam o fato, mas não têm respostas. “Se existe um planejamento da Prefeitura sobre esta área, nós deveríamos ser informados, pois era para ser uma área de preservação.” O líder explica que os moradores solicitam o replantio de árvores de um número bem maior do que as que foram derrubadas. “Da área que foi feito a derrubada, exigimos cerca de 5 mil novas árvores”, ressalta.

O maior descontentamento da comunidade é em questão a falta de resposta para a população que zela pela área verde e de repente vê a destruição do local, sem saber quem é o responsável e se há autorização para tal ato ou não.

Em resposta, a Polícia Ambiental informou que a área foi desmatada com conhecimento da Prefeitura e que o correto agora é ela plantar novas árvores para repor as que foram cortadas, e isso pode ser feito em outros pontos da cidade. “Não temos conhecimento dos locais onde outras árvores serão replantadas, mas que o replantio é obrigatório, é”, ressaltou um soldado da corporação.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informou que, devido à denúncia de munícipes, engenheiros agrônomos verificaram a retirada de árvores no interior da propriedade. De acordo com eles, a remoção das espécies havia sido sido solicitada pelo proprietário, que foi autorizado mediante compensação ambiental prevista pela legislação.

Ainda de acordo com a Seobe, os pedidos de podas ou remoções de árvores em área externa ou interna de propriedades particulares devem ser feitos pessoalmente na secretaria (2º andar do Paço). Depois de protocolado o requerimento, um engenheiro agrônomo visita o local para avaliar a necessidade ou não do serviço. 

No caso de remoções de árvores, se o pedido é autorizado, o proprietário é responsabilizado em plantar três mudas em outro local ou cedê-las ao Município, para que a Seobe faça o plantio. 

2 comentários:

  1. Além do corte de árvores, temos outro problema que considero ainda mais grave e cruel, o corrego do Jardim Piazza Di Roma está totalmente contaminado com esgoto, não existe mais vida naquele córrego de agua cristalina que existia hoje é somente agua cinza, ratos e contaminação pura, uma das coisas que me trouxe a morar nesse bairro foi a beleza e a presença da natureza, mas hoje 16/05 fiquei inconformado e en viei um email para o Saae, espero que todos façam o mesmo, assim teremos força para garantir que isso seja corrigido o mais rápido possível, e que o SAAE garanta que isso não volte a acontecer, aliás, sei que aqui no bairro temos pessoas influentes que trabalham no Saae.
    Se alguém quiser mais detalhes pode enviar email para mim masantos@sorocabarefrescos.com.br ou ligar em meu celular 97000084
    vamos nos unir para garantir e manter a qualidade de nossas vidas

    ResponderExcluir
  2. Estou com um problema parecido, mas com relação às àrvores que já estão no fim de seu ciclo vital, quem se responsabiliza pela remoção delas? O monitoramento das árvores não são feitos pelo poder público.

    ResponderExcluir

Grato pela participação!