sábado, 8 de março de 2008

QUAL A VERDADEIRA SITUAÇÃO DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SOROCABA

Situação Atual dos parques Municipais.

Depois da minha conscientização da atual situação dos parques municipais, entendi que a revitalização deles é de extrema importância. Assim, após me deparar com várias perguntas, fui atrás de algumas respostas e através de uma requisição dirigida à Prefeitura de Sorocaba, obtive da Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente – SEHAUM, Área do Meio Ambiente (AMA), informações sobre a atual situação dos parques municipais. Entenda-se, neste caso, parques que são cercados e com “controle” de entrada e saída dos visitantes.
Posto esta situação, gostaria que os leitores se interessassem em buscar esclarecimentos e questionassem os responsáveis sobre os projetos de revitalização dos parques a seguir referidos, bem como sobre o prazo de início e término das obras revitalizantes e outras informações que se julgar importante, pois quanto mais pessoas demonstrarem interesse por este assunto, mais rápido e fácil será a obtenção destas áreas revitalizadas.
A seguir a lista dos parques e sua situação:
1- Parque Municipal Quinzinho de Barros – Zoológico: totalmente revitalizado;
2- Parque Natural de Esportes Chico Mendes: projeto de revitalização finalizado e processo de contratação da obra em andamento;
3- Parque da Biquinha: projeto de revitalização em andamento;
4- Parque Natural João Câncio Pereira – Água Vermelha: plano de padronização implantado;
5- Parque Ouro Fino: projeto de revitalização em andamento;
6- Parque Bráulio Guedes da Silva: plano diretor aprovado pelo Ministério Público e em andamento a aprovação pelo DEPRN.

Pergunta-se:
a) Qual o prazo de início e fim da obra de revitalização do Parque Chico Mendes?
b) Quando será concluído o projeto de revitalização do Parque da Biquinha?
c) Existe projeto de revitalização para o Parque da Água Vermelha? Já foi concluído?
d) Quando se irá concluir o urgente projeto de revitalização do Parque Ouro Fino?
e) Quando se terá notícia da aprovação do plano diretor do Parque Bráulio Guedes da Silva pelo DEPRN? O que diz este plano diretor?
f) Qual é o investimento que o Poder Público despende com a manutenção de cada um dos parques?

A prefeitura, hodiernamente, aparenta mais preocupada em construir novos parques abertos, como o Parque Kasato Maru, matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul, em 22.02.2008, página 08 do Caderno A, e a ofertar manutenção a outras áreas livres, como o conhecido parque do Campolim, do que revitalizar e cuidar dos parques já existentes.
É importante deixar claro de que não há indisposição ou contrariedade com a construção e manutenção de novos parques e áreas livres, posto ser de indubitável importância à existência de áreas de lazer em uma cidade como Sorocaba, contudo a questão consiste em esclarecer o fato de que se a Prefeitura não consegue manter em condições de adequado uso os parques já existentes, como irá manter os que estão sendo construídos?
A revitalização dos parques municipais não depende apenas da boa vontade do Poder Público, mas, de toda força da participação popular.

Estevan Felipe

ADVOGADO & MEMBRO DA ONG ACESA

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!