Desde o ano de 2006 tenho com meu sócio o biólogo Marcio Meiken chamado a atenção para como estão abandonadas as questões relativas ao meio ambiente e aos paques municipais desde a gestão do governo Renato Amary, com sua equipe e seu modelo de administração .
Na atual gestão municipal o prefeito é outro, mas por questões políticas a equipe de meio ambiente é a mesma, com o mesmo modelo herdado do Amary, com uma nova variante: desinformar sistemáticamente os munícipes e cidadãos pró-ativos que tem a ousadia de questionar os respectivos técnicos e suas secretarias.
MARKETEIROS DO PAÇO X SEHAUM/ SEOBE
Enquanto a Secretaria de Comunicação faz o seu Marketing do paço municipal, divulgando as novoas obras as outras secretarias que respondem ao meio ambiente tentam desinformar ou mesmo negar o que foi publicado pela Secretaria de Comunicação da propria prefeitura no jornal do municipio de Sorocaba, nos jornais locais e na grande mídia.
Diante do abandono dos parques da Biquinha , Ouro fino, Chico Mendes entre outros e em contrapartida as inaugurações de novos parques como Campolim, Julio de Mesquita e mais oito novas áreas meu sócio o biólogo Marcio Meiken, através de carta a prefeitura questionou quanto dinheiro estava sendo de fato gasto com esses novos parques em comparação com os parques abandonados que visitamos: Biquinha, Ouro fino, Chico Mendes.
O pedido dessas informações de custos e investimentos foi negado sumariamente, sem justificativa alguma, pelo secretario de Habitação Urbanismo e Meio Ambiente de Sorocaba. Transparência é algo que se exige por lei ao poder público.
Clique na primeira imagem acima.
NEM QUANDO UM ADVOGADO SOLICITAA ÁREA DE MEIO AMBIENTE RESPONDE
Estevan Felipe, advogado e cidadão fez solicitação semelhente e obteve apenas parte de suas solicitações atendidas e para outras solicitações lhe foram dadas informações equivocadas e incongruentes.
Quando Estavan solicita informações sobre os novos parques, a equipe da Secretaria de habitação urbanismo e Meio ambiente afirma que:" Não foram criados novos parques na atual gestão". Clique segunda e terceira imagem e confira.
AFINAL FORAM OU NÃO FORAM CRIADOS NOVOS PARQUES
No jornal do município lemos que foram criados muitos novos parques. Clique nas imagens 03 e 04 acima e veja por si mesmo estes absurdos.
Tanto a Secretaria de Habitação Urbanismo e Meio Ambiente, quanto a Secretaria de Obras, devem estar achando que somos munícipes tolos, sem conhecimentos técnicos sobre o assunto ou desatriculados como movimento ambientalista para nos dar este tipo de informação equivocada.
PARQUES ABANDONADOS HÁ 11 ANOS
Sabemos que as secretarias de Habitação e de Obras de Sorocaba estão há quase 12 anos com o mesmo modo de operar, e nunca foram tão cobradas pelos munícipes para esclarecer onde e como gastaram o nosso dinheiro de impostos e de compensações ambientais nas urgentes questões ambientais de Sorocaba.
Como exemplo cito:
1)O Plano de Arborização de Sorocaba - Projeto minha cidade mais verde;
2)Os nossos Parques Municipais de Sorocaba que estão abandonados;
3)Sobre as deliberações do CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - CONDEMA que não se reune há mais de 11 anos.
O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:
- A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
- Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente); - Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
- Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
- Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
- Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
- Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.
Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela participação!