segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PLANTIOS NO ITANGUÁ SEGUEM APESAR DA PREFEITURA NÃO AUTORIZAR


Nesta área verde do Jardim São Paulo a equipe do Residencial Villa dos Inglezes, vem plantando árvores de diversas espécies há 10 anos. O que pode ser comprovado andando pelo local.
 De forma que a proibição da Secretaria do Meio ambiente de Sorocaba, não tem o menor sentido do ponto de vista técnico, uma vez  que não houve aprovação dos órgãos ambientais para que possa canalizar o córrego do Itanguá e ou remover sua formação florestal.
 Há todo um conjunto de ações para restauração de processos ecológicos dessa local de preservação permanente da área verde do jardim São Paulo/Córrego Itanguá,( processo 26409/2015)  localizadas nos limites empreendimento Loteamento Parque Residencial Villa dos Inglezes, Sorocaba-SP.
Aqui apresento um resumo das ações de plantio voluntário de 500  mudas nativas raras e ameaçadas de extinção pelos dirigentes, condôminos da associação de moradores e entidades ambientalistas afins.

Foi realizado também um levantamento de flora e fauna, no qual foi constatado a importância dessa área como corredor ecológico, por esse motivo tomou-se a decisão em aprimorar a restauração ecológica desse local, servindo de modelo, para muito além de megaplantios publicitários realizados pela prefeitura, em que as mudas morrem por falta de manutenção.


Outra motivação foi a verificação de antropização negativa, comprovado pela presença de resíduos classificados com diversas categorias, transformando esse espaço numa área de risco para a comunidade, coisa comum em áreas em que a prefeitura de Sorocaba, por não cumprir o seu papel acaba por abandonar as áreas, deixando-as a própria sorte.


O processo de plantio está em cumprindo seu objetivo restaurador e preservacionista, visto que o índice de mortalidade é inferior a 5% e as mudas apresentam-se em estágios de crescimento acima da média.
As manutenções continuarão ocorrendo de forma periódica. A correção de acidez, irrigação e adubação ocorrerão mensalmente. Os relatórios semestrais serão entregues a SEMA, sendo que após dois anos de manutenções e ou quando as mudas atingirem 1,80. Há foram plantadas em um ano mais de 400 mudas (com meta de atingir 500 até fevereiro de 2016). Lembrando que ao longo de 10 anos muito mais de 5.000 mudas que já são árvores foram plantadas e cuidadas . Diversas entidades estão sendo convocadas a participar, além da imprensa e da comunidade para que veja um plantio, onde existe manutenção e um processo nobre de trabalho há mais de uma década.


Biólogo responsável pelo Projeto e Rels. Técnicos                    Bióloga responsável pelos Rels. Técnicos
Demis Lima                                                                                      Renata Cristina Shiozaki
CRbio: 4326301D                                                                           CRbio: 8870103D

CTF: 5884857

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!