quarta-feira, 23 de julho de 2014

Árvores foram cortadas antes do edital ser sequer aprovado.

Em qualquer obra séria, primeiro se faz o licenciamento, obtendo a licença, com a obra em andamento pode-se enfim se autorizar o abate das árvores. Vejamos o que aconteceu abaixo, as imagens falam mais que mil palavras:

 | RUA J.J. LACERDA

Edital para construção de viaduto é suspenso




O processo de contratação da empresa que vai construir o novo viaduto da zona Norte está suspenso, pois deve ser custeado com recursos internacionais. O dispositivo para ligar a avenida Ipanema e a rua José Joaquim Lacerda, a J.J. Lacerda, estava previsto para integrar o programa Sorocaba Total. A estimativa de custo da obra é de R$ 13 milhões e a abertura dos envelopes de habilitação e propostas seria realizada no último dia 7 de maio, mas agora não tem data para ocorrer. O edital também previa readequações no acesso à avenida Ipanema, J.J. Lacerda, rua Hermelino Matarazzo, rua Comendador Oeterer e avenida Brasil.

A suspensão da licitação, publicada no jornal Município de Sorocaba em 29 de abril, diz que há razões de interesse público nessa interrupção do processo, pois verificou-se a necessidade de uma reavaliação técnica nos termos do edital. Por meio do Serviço de Comunicação (Secom), a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) informa que está trabalhando na redação do novo Termo de Referência que norteará a nova licitação para a construção do viaduto, na modalidade internacional. Não há previsão de quando o novo edital ficará pronto e o processo retomado.


Adequação às regras


A Prefeitura afirma, por meio do Serviço de Comunicação (Secom), que a suspensão é necessária para que seja feita a "adequação da licitação às regras de concorrência internacional, com utilização de recursos de financiamento". Isso porque a primeira opção da Prefeitura será obter crédito junto a organismos internacionais, como diz a nota.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SPG) aponta que o Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil - CAF (antiga Corporação Andina de Fomento) é uma das possibilidades analisadas para a obtenção de recursos necessários à obra do viaduto e outras intervenções viárias. O projeto para o financiamento está em fase final, mas ainda deve ser encaminhado para avaliação.

A Prefeitura já havia anunciado que tentaria obter um novo empréstimo pela CAF no valor de US$ 70 milhões para custear obras de infraestrutura viária, na época divulgadas como uma segunda fase do Sorocaba Total. A administração municipal deve entrar com uma contrapartida no mesmo valor, o que na prática dobra os recursos totais para investimento. As demais obras que serão realizadas com esse montante ainda não foram divulgadas, pois estão em fase final de definição, segundo a SPG.


Sobre o viaduto


O viaduto da J.J. Lacerda fará parte do Complexo Viário Governador André Franco Montoro, do programa Sorocaba Total. A primeira fase do complexo foi concluída há dois anos, sem a construção do viaduto. O dispositivo terá extensão de 155 metros, com previsão de 12 meses para execução da obra, após a contratação da empresa e emissão das ordens de serviço.

O Complexo Franco Montoro é um dos três corredores viários previstos no programa Sorocaba Total. O Franco Montoro tem início na avenida Dom Aguirre, nas proximidades do Parque das Águas, segue pelas avenidas Franco Montoro (antiga Radial Norte), João Ribeiro de Barros e J.J. Lacerda, até o cruzamento com a rua Hermelino Matarazzo, possibilitando acesso às avenidas Ipanema e Brasil. Deste ponto, o fluxo seguirá pelas avenidas General Osório e Adão Pereira de Camargo, se interligará a uma nova marginal ao longo do córrego do Itanguá para cruzar a avenida Santa Cruz e seguir pela avenida Luiz Mendes de Almeida até a Raposo Tavares.
Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/546717/edital-para-construcao-de-viaduto-e-suspenso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!