segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SOROCABA 2020 / MEIO AMBIENTE



No último dia 27 de Novembro de 2008, participei de um debate pró-ativo na sede do Jornal Bom dia de Sorocaba-SP, com o tema Sorocaba 2020/MEIO AMBIENTE.
O caderno especial fruto deste debate foi publicado no Jornal Bom dia de domingo 30/12/2008.
Crescer sem comprometer

Convidados discutem os rumos que a cidade precisa tomar para aliar progresso e consciência ambiental até 2020

Carla de Campos
carla.campos@bomdiasorocaba.com.br
Sorocaba está prepa­rada para enfrentar os desafios ambientais que a aguardam até 2020?
Na opinião de especia­listas do setor, a respos­ta é positiva. Mesmo as­sim, o caminho ainda é longo para atingir me­tas de sustentabilidade aliadas ao progresso contínuo da cidade.
Um dos alertas é o enfrentamento do aqueci­mento global, e local, um dos grandes desa­fios de 2020.
Participantes
No segundo caderno do projeto Sorocaba 2020, a questão do meio ambiente foi de­batida pelo Dr. Welber Senteio Smith, biólogo; Demís Lima, biólogo e José Dias Batista Ferra­ri, titular da Secretaria de Habitação e Urbani­zação e do Meio Am­biente em Sorocaba.
Durante a discussão vá­rios pontos foram de­batidos, levando-se em conta a participação e divisão de competências de órgãos públicos e da comunidade.
Sorocaba sem município verde
Críticas às ações am­bientais de Sorocaba, que acaba de ficar de fo­ra da lista dos municípios verdes, deram o tom gerai à discussão.
Na quarta-feira, a Secretaria Estadual de Meio Am­biente anunciou o ranking am­biental que colocou So­rocaba na 118ª posi­ção, bem distante dos 44 primei­ros municí­pios classificados.
Na região, o selo verde foi para Itu (20ª colocada) e Votorantim (29ª). So­rocaba ficou atrás de ci- dades como São Paulo e São José do Rio Preto e Jundiaí.
Educação ambiental precisa ser crítica
O fomento e modernização de ações diretamente ligadas educação ambiental também foi um dos assuntos em destaque. Neste aspecto,o envolvimento de todos, de agentes públicos, educadores, família e comunidade no papel de educação ultrapassa conceitos como o da concentração de ações somente em determi­nadas faixas etárias, es­pecialmente crianças.
Desenvolvimento imobiliário preocupa
A preocupação com o volume da ocupação urbana, inclusive em áreas que deveriam ter prioridade de preserva­ção, foi outro ponto de­batido.
Nova secretaria organiza atuação
A criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi consenso entre os par­ticipantes, que elogiam a iniciativa que atribui real importância à questão da preservação do meio ambiente. A expectativa é que com a criação da nova secretaria haja uma na­tural concentração de ações, hoje espalhadas por diversas secretarias e pelo SAAE (Serviço Autónomo de Agua e Esgoto), além da im­plementação efetiva de políticas públicas real­mente focadas.
Necessidade de diálogos mais freqüentes
O debate de quase duas horas mostrou a diversidade e a proprie­dade de opiniões que apontaram para um ca­minho comum: a aber­tura de diálogos mais freqüentes e a união de esforços.


O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!