sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

LIÇÃO DE CASA AMBIENTAL


Lição de casa ambiental

Xico Graziano
Pensar globalmente, agir local­mente. Fortalecendo esse slogan, o governo estadual divulgou as notas ambientais dos municípios paulistas. Dos 645 municípios existentes, 332 venceram as várias etapas do projeto Município Verde e elaboraram seu plano de ação ambiental. Considerando o pri­meiro ano de trabalho, inédito no país, o resultado é sensacional.
Quarenta e quatro municípios "passaram de ano" com nota exce­lente, acima de 8.

A recompensa se estampa no Certificado de Município Verde, diploma de boa conduta eco­lógica. Os municí­pios primeiros co­locados, com notas acima de 8, em ca­da bacia hidrográ­fica do Estado, re­ceberam o Prémio Franco Montoro, uma homenagem ao inesquecível governador que mais defendeu a necessidade da descen­tralização política e administrativa, para valorizar a base da sociedade.
Por causa do projeto, 410 ci­dades agora contam com serviços de conservação e recuperação de matas ciliares ou ações para a re­dução de emissão de gases de efeito estufa.
Acabar com os lixões, então, virou prioridade absoluta. Com apoio das administrações locais, e a firme cobrança da população, nós vamos acabar com essas ver­gonhosas fábricas de urubus.

Das 332 cidades que entregaram seu plano de ação, 85% já estão dispondo adequadamente do lixo produzido.

E como a educação ambientai é o caminho do futuro, 120 municípios instituíram este tema na grade curricular de suas escolas,. públicas e 176 cidades já realizaram capacitaçào de dirigentes e agentes multiplicadores. Assim, será garantido um futuro melhor para as próximas gerações.
Contam-se 254 municípios que, como parte de seu plano de ação, criaram Conselhos Ambien-tais de Meio Ambiente, possibi­litando a participação da socie­dade civil na sua agenda de meio ambiente. Mais. Quando lança­mos o projeto, existiam 167 se­cretarias ou de­partamentos, municipais de meio ambiente. Hoje se contabi­liza 356 estruturas de gestão lo­cal, um ganho fantástico na bus­ca da eficiência governamental. Essa boa competição contará, sempre, com o apoio do governo estadual, que precisa ajudar os municípios a vencer seus desafios ambientais. Quem ganha é a po­pulação. Meio ambiente significa qualidade de vida, saúde, alegria, paz.

Para a nossa, e as futuras gerações. As crianças merecem.



Xico Graziano é Secretário Estadual do Meio Ambiente

O que os cidadãos Sorocabanos ambientalmente conscientes desejam:

  • A criação de uma secretaria de meio ambiente com equipe competente e transparente, ou seja, fazendo o contrário do que faz área de meio ambiente do paço municipal de Sorocaba ( em vias de extinção) que é incompetente e nada transparente, chegando ao cúmulo de desinformar o cidadão quando ele faz qualquer questionamento;
  • Realização de projetos “sócio- ambientais” transparentes, consistentes e multiplicadores;
    Uma secretaria de meio ambiente onde o COMDEMA seja representativo, deliberativo  econsultivo; verdadeiramente atuante ( CONDEMA: Conselho municipal de desenvolvimento do meio ambiente);
  • Que as secretaria de parcerias e de educação trabalhem juntas com a futura secretaria de meio ambiente para promover em todos os níveis educação ambiental crítica e empoderadora para muito além das aulinhas de bichinhos e plantinhas atualmente ofertadas pela atual área de meio ambiente que confunde aula prática de biologia com educação ambiental.
  • Cuidado verdadeiro com os nossos parques sejam eles fechados e ou abertos;
  • Plano de arborização urbana que envolva a comunidade em todos os níveis;
  • Criação do Jardim Botânico de Sorocaba-SP;
  • Plano municipal sorocabano contra o aquecimento-global/local.

    Copie este texto e remeta ao vereador de Sorocaba de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!